Sobre os poemas tridimensionais, leia o texto, abaixo, e assinale a alternativa que preenche as lacunas da maneira mais adequada: Nos _________, de Augusto de Campos e Julio Plaza, as palavras são lançadas no ________, ocupando a tridimensionalidade.
5 pontos
Poemóbiles; espaço.
Concretismos, espaço.
Poemóbiles, papel.
Espaços, poemóbiles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Poemóbiles; espaço.
c) Estão corretas as afirmativas I e II.
Explicação:
a) Poemóbiles é o resultado de uma parceria das mais inovadoras e de fundamental importância para as artes gráficas e suas relações com a poesia no Brasil entre o poeta Augusto de Campos e o artista e teórico Julio Plaza.
b) A poesia concreta, também chamada de poema-objeto, esteve voltada para a exploração dos aspectos gráficos, onde o escritor pretendia preencher o espaço em branco oferecido pelo papel, mediante uma íntima relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem.
1 – A afirmativa correta é a a) Poemóbiles; espaço.
Os poemas classificados como poemóbiles caracterizam-se por serem resultantes de uma parceria entre as artes gráficas e a poesia. Um exemplo é o poema poemóbiles inovador do poeta brasileiro Augusto de Campos e o artista Júlio Plaza.
Os poemas tridimensionais são um exemplo de poemas de arte concreta, e compreendem um movimento artístico e uma corrente da literatura, que tem como características a objetividade e os experimentos espaciais.
A poesia concreta possui caráter vanguardista e experimental que busca pela estruturação do texto poético desenvolvido através do espaço. Essa tipologia de arte surgiu a partir de 1956 através da adoção de uma expressão mais viva e mais atuante da vanguarda.
Saiba mais sobre a poesia concreta em: https://brainly.com.br/tarefa/24896585
Bons estudos!