Sobre os países considerados subdesenvolvidos, também chamados de países em desenvolvimento, analise as assertivas a seguir.
I. Definiram os seus respectivos desenvolvimentos nacionais a partir de uma relação de limitações econômicas ocasionadas pelos mais diversos motivos: dominação colonial, influência externa, problemas políticos internos, desenvolvimento tardio, dependência econômica, corrupção, entre outros.
II. Apesar do desenvolvimento tardio, conseguiram desenvolver rapidamente, a partir da década de 1950, grandes parques industriais, negando definitivamente qualquer vocação rural. É o caso do Brasil e da Argentina.
III. Países como Brasil, Argentina e México são exemplos na América Latina de países subdesenvolvidos industrializados. O predomínio de tecnologia e empresas estrangeiras nesses países, conhecidas como multinacionais, deve-se ao processo de globalização econômica e a fatores diversos, conhecidos como fatores locacionais.
É(são) verdadeira(s)
A
apenas I.
B
I, II e III.
C
I e III.
D
apenas II.
E
I e II.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra
Explicação:
a afirmativa II. está incorreto porque embora Brasil a gente não sejam considerados países subdesenvolvidos industrializados os produtos agropecuários ainda mantém fortes em suas balanças comerciais
GABARITO DA QUESTÃO: C
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO
O subdesenvolvimento tem origem no período colonial, quando as colônias eram subordinadas aos interesses econômicos das metrópoles e, mesmo depois de independentes, a desigualdade nas trocas comerciais persistiu, dentro da chamada Divisão Internacional do Trabalho.
DISTRATORES
A afirmativa II está incorreta porque, embora Brasil e Argentina sejam considerados países subdesenvolvidos industrializados (emergentes), os produtos agropecuários ainda mantém forte peso em suas balanças comerciais.
HABILIDADES
Habilidades avaliadas:
(EF08GE13) Analisar a influencia do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.
(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no Centro-Oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).