Sobre os motivos que levaram à crise do sistema feudal é incorreto dizer que:
a) uma das causas da crise do sistema feudal foi a diminuição da população.
b) o crescimento da população determinou a busca por novas terras.
c) uma das causas foi o crescimento dos centros urbanos.
d) as condições de saneamento nos centros urbanos teve como consequências a disseminação de várias epidemias, sendo a mais devastadora a Peste Negra.
A resposta é letra a)
Eu entendi o motivo de todas as outras não serem o principal motivo, porém, a peste negra causou uma baixa da mão de obra dos feudos o que gerou a famosa Jacquerie, O que diretamente fez com que a peste negra fosse um dos motivos do declínio do período feudal. Mas se essa população diminuiu 1/3 em um período e isso influencio no declínio do feudalismo, por que estaria errada a opção a) ?
No meu atual entendimento eu acredito que dependendo do período durante esse declínio teve altas e baixas da população. Por qual motivo isso estaria errado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Crise do Feudalismo não tem uma única explicação, se olharmos para grandes Historiadores que estudaram o Feudalismo como Withold Kula, Maurice Dobb, Paul Sweezy e outros colocam que as crise foram internas e externas.
Entender entender os fatores internos. A Sociedade Feudal se organiza com a Crise do Império Romano Ocidental por volta do século IV está crise desestrutura as bases que mantinham o Modo de Produção Antigo, ou seja a captação do excedente das províncias dentro do Hinterlande do Império. As antigas províncias vão se desestruturar e toda a Centralidade administrativa e de troca de mercadorias entra em colapso. A destruição dos Fluxos e das trocas acabam retomando um Ciclo de Autossuficiência. Durante os séculos V e VII vão se construir as bases de funcionamento do seria o Modo de Produção Feudal. O MPF está baseado não mais na exploração do trabalho escravo antigo ou trabalho semi-escravo. Assim não seria possível impor as antigas formas de relação de Produção. O que vai alavancar o novo Modo de Produção são as relações de proteção e de garantia de uma economia de subsistência para a população do Feudo. Assim depois do Período de Caos total, onde uma onda de movimentos de Barbárie que praticamente provoca um retrocesso total de toda vida social. Ocorre um processo de volta a relações tribais em algumas comunidades que não tinham capacidade de se defenderem de bandos de Assaltantes e de Bandidos. Seria como o Day After depois da Bomba Atômica. Assim esses períodos de Caos, levaram a Grupos semi -organizados de Camponeses e de antigos Guerreiros construírem o Pacto da Vassalagem. Este Pacto possibilitou que os antigos guerreiros pudessem dispor de alimentos com segurança dentro das tradições agrícolas da Europa.
Assim o Pacto de proteção para os camponeses vai ser fundamental para os Camponeses organizarem a produção Agrícola sistemática e garantisse um fluxo de alimentos. Está estrutura vai desenvolver o que chamou-se de Alta Idade Média que vai até por volta do ano 1100 da atual era. Este período vai manter toda a centralidade no Feudo como o Centro Político, Econômico e social. Praticamente não existiam grandes trocas de excedentes entre regiões distantes. Assim a estrutura do Feudo era sua produção para o consumo da população residente no Feudo e nas regiões próximas. A Economia focada na autossuficiência no sentido de produzir os alimentos básicos que foram legados do Império Romano, Trigo, centeio, malte, carne de caça e produtos originários de animais domésticos.
Assim vai se desenvolver em função das particularidades das regiões como a Farinha da Castanha em função das dificuldades da produção do trigo, centeio, cevada. No decorrer dos séculos VIII, IX, X começa a ocorrer uma estabilização dos ataques de Grupos de Guerreiros que habitavam a borda do Império Romano e a sedentarização destas populações bárbaras. A Estabilização vai permitir que aumente a produção e o Modo de Produção Mercantil simples cresce em função das facilidades. A produção destes excedentes levam as Feiras sazonais para Feiras fixas que vão levar o Surgimento das cidades nos Séculos XI, XII e XIII que vai começar a mudar o Peso dos Feudos dentro da vida econômica com o surgimento de uma Economia fortemente apoiada no artesanato e no mercantilismo. Começa a crescer as articulações entre as regiões com rotas e fluxos comerciais muito fortes. Começam a ocorrer a fuga dos camponeses para as cidades que vão se fortalecer com o surgimento do Mercantilismo que vai explorar com muita força os produtos regionais que passam a ser vendidos em outras regiões. O Feudalismo passa a produzir menos diante do crescimento dos produtos e das novas mercadorias que levam o comércio sair de dentro da Europa e procurar novos produtos como as especiarias e mercadorias exóticas. Assim o enfraquecimento do Feudo como Modo de Produção coloca o Capitalismo Comercial e a Burguesia como algo que faz surgir um fortalecimento de um rei que vai se apoiar na Burguesia ascendente. A Crise do Sistema Produtivo do Feudalismo está mais em função da suas incapacidades de enfrentar as novas demandas surgidas com o Mercantilismo.
Explicação:
Resposta:letra (a) eu puis e acertei
Explicação: põe como melhor resposta