Filosofia, perguntado por julianaazevedoosxem9, 6 meses atrás

Sobre os mitos, a única alternativa CORRETA é:
a) São lendas irreais e não lógicas e não explicam o mundo de maneira eficiente. Todos os povos
criaram os seus mitos para passar a sua sabedoria através das gerações, e não para explicar a
realidade.
b) Embora o mito seja uma explicação fantástica e não racional da origem do universo, ele não é

uma mentira, ou uma história falsa. Em seu sentido original, a palavra mito não significa fábu-
la, lenda, invenção, mas o relato verdadeiro de uma história ocorrida nos tempos primordiais,

quando, com interferência do sobrenatural, algo passou a existir.
c) Se o mito é uma explicação fantástica, ilógica e que se abre a todas as interpretações, isso
significa dizer que a sua racionalidade está na multiplicidade de histórias que, encadeadas,
fornecem uma explicação coerente do universo e da história humana. Ao se unirem, os mitos
formam um todo lógico, coerente e racional.

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d) A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão
da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso
aberto a infinitas possibilidades de interpretação.
e) A explicação mítica não difere da filosófica, pois sua intenção é a mesma: explicar a realidade

através de argumentos lógicos, e trazer conforto aos seres humanos. Mito e logos são, portan-
to, sinônimos absolutos.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandinhagontarski11
13

Letra D. (eu acho)

Explicação:

O pensamento mítico explica a realidade a partir de uma realidade exterior, de ordem sobrenatural, que governa a natureza. O mito não necessita de explicação racional e, por isso, está associado à aceitação dos indivíduos e não há espaço para questionamentos ou críticas.


duda9347: Sim é a D
Respondido por stefanyoliveira172
9

Resposta:

d) A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão  da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso  aberto a infinitas possibilidades de interpretação.

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