Sobre os latifúndios no Nordeste durante a colonização do Brasil, podemos dizer que é errado afirmar:
A
Capitanias hereditárias e os Regime de Sesmarias favoreceram a concentração de terras.
B
Esses latifúndios tinha como característica a mão de obra escrava, o uso de técnicas rudimentares e de baixa produtividade.
C
A questão da concentração dos latifúndios está associada a diversos conflitos sociais pela posse de terra
D
Capitanias hereditárias e os títulos de nobreza favoreceram a concentração de terras.
Soluções para a tarefa
Reposta: (D) Capitanias hereditárias e os títulos ...
É incorreto afirmar que as capitanias hereditárias e os títulos de nobreza favoreceram a concentração de terras, ilustrando os latifúndios do Nordeste criados desde a colonização do Brasil. Alternativa D.
Como os latifúndios se desenvolveram?
As capitanias hereditárias são partes do processo de desenvolvimento dos latifúndios, mas não os títulos de nobreza, visto que muitos nobres demonstravam pouco ou nenhum interesse nas porções de terras que lhes eram designadas.
Isso ocorria porque se fazia necessário que eles investissem o próprio dinheiro para que as terras prosperassem por meio da agropecuária, não havendo nenhum tipo de garantia por parte da Coroa Portuguesa quanto a isso, fazendo com que muitos desistissem do projeto.
Além disso, o claro insucesso das capitanias hereditárias se deve ao insucesso da ocupação por parte nos nobres, haja vista que, quando as terras estavam vazias, as invasões de demais europeus e as disputas indígenas eram facilitadas.
Aprenda mais sobre a realidade latifundiária brasileira: brainly.com.br/tarefa/2562662
#SPJ2