Sobre os jesuítas na América, responda: a) Como eles enxergavam os índios? b) Os primeiros jesuítas chegaram no Brasil, em 1549, liderados pelo padre Manuel da Nóbrega. Onde eles se instalaram c) Ao se instalarem no Brasil, o que eles fizeram? Como agiam? d) Por que havia um conflito entre os jesuítas e os colonos? e) Em 1759, eles foram expulsos da Colônia. Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Os jesuítas inicialmente viam os índios como povos bastantes primitivos que andavam nus e que tinham hábitos muito próprios e diferentes dos europeus como de tomar banho todos os dias, viver da caça e da coleta, dentre outros.
B) Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549 juntamente com o primeiro governador-geral, Tome de Souza. Eram comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, e edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador.
C) Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígenas.
D) Os jesuítas e os colonos entravam em conflito, principalmente, pelas disputas sobre a questão indígena.
E) Quando o governante Marquês de Pombal decidiu realizar a sua "Reforma Pombalina", possuía como objetivo transformar Portugal em um reino Capitalista, com uma metrópole rica e com densidade populacional na colônia.
Ele desejava libertar os índios e miscigenados e integrá-los à sociedade, mas isso foi contra os interesses dos jesuítas, que possuíam colégios e educavam os índios. Desse modo, Marquês se sobrepôs e os jesuítas foram expulsos do Brasil.