Sobre os Incas e Astecas, quais as diferenças existentes na pirâmide social desses
dois grupos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pirâmide social dos incas estava organizada em:
yanaconas, os escravos protetores, na base;
nobres no meio;
sacerdotes na ponta.
Eram uma sociedade estamental, marcada pela imobilidade entre os estratos sociais.
Os incas tinham como costume a utilização da chamada Mita, um imposto que o povo precisava pagar em forma de trabalho ao Estado. Quando os espanhóis chegaram na América, acabaram por incorporar a Mita no processo de colonização.
Existia escravidão entre o povo inca. Entretanto, era bem diferente daquela utilizada pelos colonizadores. Entre os incas, a escravidão acontecia como forma de punição para aqueles que não seguiam alguma regra imposta pelo Estado ou se rebelavam contra algo.
O poder no Império Asteca estava concentrado nas mãos do imperador, que governava a partir da capital. Na chegada dos espanhóis ao continente americano, o imperador era Montezuma, que acreditou que os europeus eram, na verdade, divindades.
Mesmo organizados em uma estrutura hierárquica clara, com escravos e servos na base, famílias da casa grande no meio e sacerdotes no topo, a sociedade Asteca permitia a mobilidade social. Ou seja, um indivíduo de uma classe baixa poderia trabalhar até alcançar estratos mais elevados na pirâmide social.
Explicação:
Eu não falei da diferença, apenas coloquei de cada povo.