Filosofia, perguntado por gihroberta16, 8 meses atrás

Sobre os fragmentos e as ideias de Xenófanes, marque a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
20 pontos
A crítica de Xenófanes é que os seres humanos vêem os deuses como algo muito diferente de si mesmos: como perfeitos.
Ao notar que cada povo tem deuses com feições semelhantes a si mesmos, Xenófanes propõe que os assim chamados deuses são como que "projeções" humanas, invenções humanas.
Xenófanes aprova a maneira como os poetas Hesíodo e Homero caracterizaram os deuses em seus grandes poemas ("Teogonia" e "Ilíada" e "Odisseia", respectivamente)
Sobre os fragmentos e as ideias de Xenófanes, marque a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
20 pontos
Ao utilizar os animais em seu argumentos (bois, cavalos e leões), Xenófanes argumenta a partir de uma hipótese: se os animais tivessem deuses, construíssem templos e ídolos etc., os seus deuses seriam semelhantes a si próprios (tais como são os deuses dos gregos)
A crítica de Xenófanes atinge a algumas maneiras de ver as religiões, mas não todas. Povos cujos deuses não se assemelham a si próprios não são atingidos pela crítica de Xenófanes.
Xenófanes é filósofo na medida em que estabeleceu uma crítica fundamentada e argumentada sobre um problema de sua época, tentando entender os termos de uma questão.
Sobre a noção de alegoria assinale a resposta correta: *
20 pontos
A alegoria pode ser considerada um mito. Ela nada mais é que uma história fantasiosa que é utilizada a fim de se tentar dar um sentido à experiência humana.
A alegoria é uma história literal, ou seja, ela visa descrever os acontecimentos tais como de fato ocorreram.
A alegoria é uma espécie de grande metáfora: um jeito de falando uma coisa querer dizer, na verdade, outra.
A alegoria é uma espécie de história religiosa dita apenas para os iniciados nos mistérios de um culto ou seita.
Sobre a Alegoria da Caverna, marque a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
20 pontos
A prática de prender pessoas em caverna na Grécia antiga era uma punição bastante comum, relacionada, sobretudo, a crimes de homicídio.
A Alegoria da Caverna é uma grande metáfora a respeito da condição humana na tentativa de superar a condição de ignorância
A adaptação do prisioneiro que sai da caverna e vai ao mundo real é bastante dura.
A alegoria é uma história que visa contar fatos de modo literal.
A Alegoria da Caverna não tem um significado limitado ao tempo em que foi escrita; isto é, hoje, mesmo com todo avanço científico e tecnológico, ela ainda pode ser considerada de algum modo uma boa metáfora para descrever a condição humana.
Sobre a imagem assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
20 pontos
Imagem sem legenda
É possível interpretar a história em quadrinho de Piteco, como um todo, como uma demonstração que os problemas levantados na Alegoria da Caverna não fazem mais parte do mundo atual.
Os prisioneiros apenas trocaram seus grilhões de ferro por grilhões mais sofisticados e modernizados.
A tecnologia é condição suficiente para elevar o homem à sabedoria. Ela basta como um meio de atingirmos a verdade.
Os prisioneiros atuais não tem mais grilhões propriamente ditos, mas ainda sim estão aprisionados por luzes, brilhos e meios de comunicação que sufocam sua atenção para a beleza e verdade do mundo.
A história da Alegoria da Caverna de Platão e a história em quadrinho de Piteco são iguais em todos os elementos. Em ambas, por exemplo, um prisioneiro se liberta a si próprio, sem intervenção de pessoas do exterior.​

Soluções para a tarefa

Respondido por contaofc9
1

Resposta:

letra yrfhngyfurdguuhj b

Perguntas interessantes