História, perguntado por gabriellyleandro1918, 9 meses atrás

Sobre os fatores que propiciaram essa heterogeneidade das nações da América espanhola, marque a opção correta.

Os grupos eram bastante distintos, mas tinham interesses em comum, como a independência e a abolição da escravidão, o que acabou gerando divergências entre eles.

Os criollos, grupo detentor de poderes políticos e econômicos da colônia, não queriam a independência e tentaram a todo custo reduzir os poderes dos chapetones, proprietários de terras sem poder político, gerando assim várias divergências políticas na colônia.

A formação dos povos da América Latina se deu basicamente pelas etnias europeias e indígenas, sendo a presença do africano quase inexistente; isso acabou gerando divergências entre eles que dificultaram as independências.

A heterogeneidade da América espanhola se deu sobretudo pela formação dos povos e as divergências de interesses da população, levando em conta, principalmente, as desigualdades existentes entre os grupos sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Yudielsnow1
1

Resposta:d (última)

Explicação:

A ideia de unidade na América, sobretudo na América espanhola, era muito difícil, levando em conta sua formação e as divergências existentes entre os vários grupos que faziam parte da sociedade. Como pontua a opção D, havia uma divisão entre chapetones, originários da Espanha, que detinham o controle da colônia; os criollos, brancos que faziam parte da aristocracia composta por proprietários de terras; e mestiços, indígenas e escravos, que ficavam nas camadas mais baixas e eram maioria na sociedade.

Cada grupo lutava por um interesse específico, e, nesse caso, venceram os criollos, que passaram a ocupar o lugar político e social dos chapetones. O processo de independência vai acontecer nesse palco de divergências e, portanto, a criação de um Estado unificado, com um sentimento nacional, não era interessante na época.

Perguntas interessantes