Pedagogia, perguntado por Francheska40, 1 ano atrás

“Sobre os fatores que contribuem para o ‘grau de sucesso’ de compreensão de um texto, um fator de interesse e importância considerável é a coerência do discurso, sua estrutura, organização e conexidade subjacente” (TRASK, 2004, p. 56). TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguística. São Paulo: Contexto, 2004. Tipos de coerência Fonte: . Acesso em: 11 jan. 2017. Em meio ao contexto apresentado, associe os tipos de coerência, apresentados na Coluna I, as suas especificidades, apresentadas na Coluna II. Coluna I I. Sintática II. Semântica III. Figurativa IV. Temporal V. Superestrutural VI. Estilística VII. Pragmática Coluna II 1. Referência ao desenvolvimento lógico das ideias, ou seja, à construção de argumentos harmônicos e livres de contradições. É a área da Linguística que estuda o significado das palavras, isto é, as relações entre os signos e os seus referentes. 2. Se você optou pelo uso da variedade padrão, é coerente que você a preserve em todo o texto. Não faz o menor sentido começar uma redação utilizando uma linguagem culta e de repente alterar o estilo e empregar a linguagem coloquial. 3. Estuda a relação entre os interlocutores e a influência do contexto comunicacional. Todos os textos, sejam eles orais ou escritos, devem obedecer à essa coerência. Quando você faz uma pergunta, por exemplo, a sequência de fala esperada é uma resposta. 4. Quando você recebe um determinado tema para discorrer sobre, você escolhe enunciados que estejam de acordo com a proposta. O princípio dessa coerência privilegia apenas ideias que sejam relevantes para o bom desenvolvimento do tema. 5. Esse é o princípio básico da sintaxe: construir frases nas quais os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. Além disso, essa coerência evita a ambiguidade e garante o uso adequado dos conectivos. 6. Está relacionada à escolha adequada do gênero textual. Existe um gênero disponível para cada ato de fala e escrita: por exemplo, se a intenção de quem escreve é anunciar algum produto para a venda, provavelmente ele optará pela linguagem utilizada nos classificados de um jornal. Se a intenção é contar uma história, o conto ou a crônica são opções possíveis. 7. Diz respeito ao conhecimento de textos com formatações diferentes, que quando o leitor os lê, consegue fazer a diferenciação dos diversos gêneros textuais. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação. Escolha uma: a. I – 7 / II – 4 / III – 1 / IV – 3 / V – 2 / VI – 6 / VII – 5. b. I – 4 / II – 3 / III – 2 / IV – 1 / V – 6 / VI – 7 / VII – 5. c. I – 1 / II – 2 / III – 4 / IV – 7 / V – 3 / VI – 5 / VII – 6. d. I – 6 / II – 2 / III – 3 / IV – 7 / V – 5 / VI – 1 / VII – 4. e. I – 5 / II – 1 / III – 4 / IV – 3 / V – 7 / VI – 2 / VII – 6.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
5

RESPOSTAS:

LETRA E.

I-                    Coerência Semântica: é o ramo da gramática que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. A semântica é dividida em duas: a descritiva ou sincrônica – estuda o sentido atual das palavras de forma histórica e a diacrônica - estuda as mudanças que as palavras sofreram com o passar do tempo.

II-                  Coerência Estilística: estuda a manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, ela explicar o as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais em relação á linguagem. 

III-                Coerência temporal: é a que respeita as leis da sucessividade dos eventos ou apresenta uma compatibilidade entre os enunciados do texto, do ponto de vista da localização no tempo. Ela diz que as ações temporais devem ser sequenciadas numa temporalidade compatível para que o leito consiga acompanhar a sequencia de tempo. Caso não haja isso ela se torna incoerente.

IV-               Coerência figurativa: quando há uma compatibilidade entre temas e figuras ou de figuras entre si. As figuras têm que ser compatíveis entre si, são contrário o leitor não percebe o tema a ser veiculado. 

V-                 Coerência sintática: está relacionada com a estrutura linguística, como termo de ordem dos elementos, seleção lexical etc., isso tudo para que haja coesão e sentido, nesse tipo de coerência tenta-se eliminar estruturas ambíguas ou conectivos inadequados.

VI-               Coerência pragmática: Refere-se ao texto visto como uma sequência de atos de fala. Os textos, orais ou escritos, são exemplos dessas sequências. Deve-se obedecer a certas condições, deve ser feito de acordo com o que o locutor ordena. O objetivo é evitar sequencias de falar desconectadas dentro de um texto. Quando isso é ignorado temos uma incoerência pragmática. 

VII-             Superestrutural: são esquemas constituídos por categorias formais que organizam o conteúdo do texto. Cada tipo de discurso possui uma superestrutura específica que o diferencia de outros. Por exemplo, a o texto narrativo evidencia uma superestrutura diferente da apresentada pelo texto expositivo.

Perguntas interessantes