Sobre os estudos do texto, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A perspectiva linguístico-textual vê a língua como um sistema estável, não podendo, por esse motivo, atentar às questões de sentido do texto.
b. Os estudos linguísticos anteriores à década de 60, preocupavam-se com o estudo das relações interfrásticas.
c. A linguística textual tem como foco o estudo da produção de textos escritos.
d. Para a linguística textual, a língua não funciona de maneira separada em suas diversas partes, mas em "unidades de sentido", ou seja, o texto.
e. A linguística textual busca a construção e atualização de uma gramática do texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C. Para a linguística textual, a língua não funciona de maneira separada em suas diversas partes, mas em "unidades de sentido", ou seja, o texto.
Explicação:
Para Marcuschi, a linguística textual se pauta em um fundamento sobre a língua, no qual afirma que ela não funciona de maneira separada em suas diversas partes, mas sim em "unidades de sentido". Foi somente a partir dos anos de 60, com a linguística do texto, que se passou a estudar as relações interfrásticas. A linguística textual compreende o estudo tanto da compreensão quanto da produção de textos, que podem ser orais ou escritos, e não toma o texto como um conjunto de regras, portanto, não tem como objetivo a construção de gramática de texto. A perspectiva linguístico-textual tem uma concepção de língua cuja preocupação é fundamentalmente nos processos e não no produto, por isso, não vê a língua como sistema e atenta para as relações de sentido em um texto.