História, perguntado por vinnybernardino2711, 3 meses atrás

Sobre os conteúdos e procedimentos do ensino nos dias atuais, considere o texto a seguir: “Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão. O grande objetivo é que o estudante não termine sua educação formal tendo visto apenas conteúdos abstratos e descontextualizados, mas que também reconheça e aprenda sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade. Assim, espera-se que os TCTs permitam ao aluno entender melhor: como utilizar seu dinheiro, como cuidar de sua saúde, como usar as novas tecnologias digitais, como cuidar do planeta em que vive, como entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres, assuntos que conferem aos TCTs o atributo da contemporaneidade.” BRASIL. Temas Contemporâneos e Transversais. Ministério da Educação, 2019. Disponível em: Acesso em 11 jul. 2022 Tendo como referência o texto do Ministério da Educação e os conteúdos e procedimentos do ensino de história, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os conteúdos e procedimentos no ensino de história são escolhas livres do professor. PORQUE II. Não existem documentos nacionais ou regionais que definem um currículo, sendo o professor livre e autônomo para planejar suas aulas em todas as etapas. Marque a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por igorkx
7

Resposta:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

A BNCC define os temas conforme o série que o professor irá lecionar.


alesmart29: As assertivas I e II são proposições falsas
Respondido por Suzi072022
0

As duas asserções estão incorretas. A I porque os conteúdos e procedimentos não são escolhas livres do professor, que deve seguir diretrizes impostas pelo MEC. Já a II está errada porque existem documentos que definem o currículo, como a BNCC.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo criado pelo Ministério da Educação que define as habilidades e competências a serem ministradas nas salas de aula.

Assim, o professor possui uma série de referências curriculares que devem ser consideradas.

Base Nacional Comum Curricular

  • Prevista pela Constituição de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  • Em 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação, que tem a duração de 10 anos e previa a criação da BNCC.
  • A BNCC orienta o desenvolvimento curricular da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio.
  • Em 2017, o Conselho Nacional de Educação reviu e outorgou a BNCC, e passou a preparar materiais para a imposição do documento nas escolas.

Sobre a BNCC, confira: https://brainly.com.br/tarefa/20886242

#SPJ2

Perguntas interessantes