Sobre os conflitos que atingiram a antiga Iugoslávia, marque a alternativa errada:
Escolha uma:
a. Após a II Guerra Mundial, com a liderança de Tito, a Iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista.
b. Um traço marcante do conflito é a diversidade religiosa que opõe, genericamente, cristãos ortodoxos, católicos e muçulmanos.
c. Um dos momentos significativos dos conflitos na região ocorreu às vésperas da I Guerra Mundial, com as chamadas Guerras Balcânicas.
d. A crise do Leste europeu favoreceu a fragmentação da região, levando à eclosão das rivalidades nacionais.
e. Trata-se de um dos mais antigos conflitos europeus, cujas raízes, dentre outras, encontram-se na diversidade étnica dos povos que habitam as várias unidades políticas da região.
Soluções para a tarefa
É errada a alternativa A, pois apesar de a Iugoslávia ter se mantido unida sob a liderança de Tito, o sistema que ele adotava era o sistema socialista nos moldes soviéticos, de modo que Tito se opunha ao capitalismo ocidental, que via como um dos responsáveis pela desintegração histórica dos povos balcânicos.
Apesar de ser um comunista, Tito era visto como um adversário político por Stálin, que tentou por diversas vezes assassiná-lo, marcando um dos momentos mais curiosos da história do stalinismo (as tentativas chegaram ao fim quando o próprio Tito, após mais uma tentativa fracassada da parte dos assassinos de Stálin, enviou uma carta ao governo soviético pedindo que estas "medidas políticas" fossem interrompidas).
Letra A. Sob a liderança de Tito, após a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia manteve-se unida, mas não sob uma economia capitalista clássica, mas sim sob um sistema econômico semelhante ao soviético, que geralmente é denominado de comunismo.