Sobre os ciclos de vida que um bacteriófago pode desenvolver (lisogênico e lítico), marque V ou F: a ) No ciclo lisogênico, a bactéria infectada não transmite o DNA do bacteriófago para as suas descendentes b ) No ciclo lítico é necessária a síntese de proteínas virais para a formação de novos vírus completos c ) Nos ciclos lítico e lisogênico, o bacteriófago adere à superfície bacteriana antes de ser fagocitado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) V b) F c) V
Explicação:Em ambos os ciclos lítico e lisogênico, o vírus é dependente da máquina de replicação de hospedeiro para produzir novos viriões, ou cópias individuais do vírus. Isso é porque um vírus é uma estrutura simples. Ele consiste apenas de um genoma, o conjunto de DNA que determina a estrutura do vírus, e algumas proteínas estruturais. Esses componentes não dão vírus a capacidade de reproduzir por conta própria, então eles têm que assumir a maquinaria da célula, que pode reproduzir para eles.
A principal diferença entre os ciclos lítico e lisogênico é a localização do genoma viral. Ou seja, onde na célula o vírus deposita seu material genético.
No ciclo lítico o genoma permanece no citoplasma.
No gab do meu livro está: F,V,F - Somente II está CORRETA
Se for por eliminativa:
I) FALSA. No ciclo LÍTICO o DNA do vírus e da bactéria é SIM COMBINADO e depois perpetuado aos descendentes(imagem em anexo).
II)CORRETA. Os vírus "pirateiam" a célula e produzem novas fitas de DNA e proteínas que juntas formaram novos vírus, que depois da lise celular serão liberados.
III)INCORRETA. OS BACTERÍOGRAFOS NÃO SÃO FAGOCITADOS e sim fazem apenas a INGESTÃO do material genético para dentro da célula.( 2 IMAGEM EM ANEXO)