Sobre os bantos, marque a alternativa correta
A) os bantos eram um grupo formado por uma única etnia.
B) os bantos ocuparam as regiões dos atuais países Angola, Congo, Zaire, Egito Arábia e Nova Guiné.
C) no Brasil, os bantos foram submetidos a escravidão apenas nas cidades do Rio de janeiro e São Paulo.
D) as palavras como moleque, cafuné, Quilombo, Caçula macumba, senzala, fubá e farofa.
ritmos e danças como samba, bossa nova, congada, maracatu e pagode. instrumentos como o berimbau e a cuíca são heranças culturais dos povos bantos no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
- espero ter ajudado ∵Boa sorte
A expansão dos bantos se deu, provavelmente, há 2 mil anos. Acredita-se que a mais possível área de origem desses povos seja a região em que hoje fica a costa de Camarões e da Nigéria.
Os povos bantos têm organizações sociais, econômicas e políticas muito distintas. Os sistemas de linhagem e de parentesco, as práticas religiosas e as formas de governo exibem grande diversidade.
Línguas bantas
Banto é também o nome de um tronco linguístico, ou seja, uma língua que deu origem a muitas outras. Estima-se que atualmente existam cerca de 500 línguas bantas. Dentre elas está o suaíli, um importante idioma falado por cerca de 5 milhões de pessoas como língua-mãe e por outros 30 milhões como segundas línguas.
Os bantos no Brasil
Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. No Brasil, eram levados principalmente para o Maranhão, o Pará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola. Alguns exemplos são: moleque, cafuné, quilombo, caçula, macumba, senzala, fubá e farofa. Na música, o gosto dos bantos pela dança e pelos instrumentos de percussão teve influência decisiva em ritmos brasileiros como o samba, a bossa nova, a congada, o maracatu e o pagode. Também são de origem banta o berimbau, a cuíca e a capoeira.
Entre os diversos estados bantos, destacou-se um grande reino, o reino do Congo, que dominava grande parte dos atuais Congo e Angola. Outro importante reino se localizava na região entre Zimbábue e Moçambique. Lá, o povo shona fundou o Império Monomotapa ou Mwenemutapa, sendo que ainda hoje podemos ver as ruínas das imponentes muralhas de sua mais importante cidade, Grande Zimbábue, construída no século XIII.
No século IX, várias cidades bantas estavam ligadas ao comércio do Oceano Índico, comparadas aos mais ricos centros comerciais do mundo, onde se comercializava marfim, ouro, pedras preciosas, ferro, couro e escravos. Os maiores centros eram Mogadíscio (capital da Somália), Quiloa (Tanzânia), Malindi (Quênia) e Sofala (Moçambique).