História, perguntado por samuel651133, 10 meses atrás

sobre os Atos de Navegação, responda:
Que relação se pode estabelecer entre os Atos de Navegação e a ascensão da Inglaterra á condição de "rainha dos mares"?

Soluções para a tarefa

Respondido por CrisRonaldo08
6

A Holanda tinha conseguido se desenvolver muito quanto a sua frota de navios mercantis, fazendo a logística do que era produzida pelas colônias de outras potências coloniais, como Portugal e Espanha, para o destino final, passando pelo comércio. 

- Aqui no Brasil, a Holanda foi responsável pelo transporte e comercialização do açúcar produzido para a Europa. 

A Inglaterra também tinha crescido o bastante para que conseguisse tomar os clientes da Holanda. O meio pelo qual a Ilha (Inglaterra) conseguiu isso foi impondo o Ato da Navegação - uma norma que dizia que o transporte da produção colonial de qualquer país só poderia ser feito pelo próprio país ou pela Inglaterra. 

Obviamente que isso feriu os interesses da Holanda, que tentou reagir, mas perdeu. Com isso, a Terra da Rainha tomou o monopólio da logística - tendo em vista que a frota mercantil das outras potências não eram suficientes para suportar a ausência da Holanda -, passando a ser a Rainha dos Mares. 

Portanto, a relação que se estabelece é que o Ato da Navegação enfraqueceu a Holanda (principal concorrente da Inglaterra), que perdeu os clientes, sendo estes absorvido pela Inglaterra, que monopolizou os mares e recebeu o título de Rainha dos Mares. 

Respondido por julia6418
3

Resposta: Os Atos de navegação favoreceram a acumulação de capitais por parte da burguesia britânica e prejudicaram os comerciantes holandeses, que lucravam com o transporte de produtos negociados com a Inglaterra.

Explicação:

Perguntas interessantes