Biologia, perguntado por andrelinguitte, 10 meses atrás

Sobre o vírus do sarampo, responda às seguintes questões: a) Compare o sarampo com a caxumba e a rubéola em relação ao tipo de transmissão e prevenção. b) Como a vacina ajuda a combater um vírus? c) Por que doenças que matavam muitas pessoas no passado não matam tantas pessoas atualmente?

Soluções para a tarefa

Respondido por ltosta
2

Resposta:

a) Sarampo, rubéola e caxumba são doenças infecciosas, transmissíveis e causadas por vírus: o vírus do sarampo, o vírus da caxumba e o vírus da rubéola.

A transmissão se dá de pessoa a pessoa, por via respiratória, quando a pessoa fala (gotículas de saliva), quando a pessoa tosse ou espirra e também através das mãos contaminadas quando a pessoa que apresenta a doença põe a mão na boca e no nariz e toca objetos que também ficam contaminados.

Existem 2 formulações de vacina contra o Sarampo, Caxumba e rubéola, todas combinadas:

– Vacina tríplice viral: vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola

– Vacina tetra-viral: vacina contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela

As vacinas combinadas possuem dois ou mais tipos de vacinas contra doenças diferentes combinadas em uma única formulação possibilitando, em uma só aplicação, a proteção contra várias doenças.

b) Para proteger nossa saúde, as vacinas precisam estimular o sistema imunológico – também chamado de sistema imunitário ou imune – a produzir anticorpos, um tipo de proteína, agentes de defesa que atuam contra os micróbios e vírus que provocam doenças infecciosas.

c) Geralmente a diminuição de mortes causadas por uma doença acontece depois que se descobre uma vacina eficaz.

Desde 2013, cerca de 85% das crianças em todo o mundo têm sido vacinadas. Em 2015, pelo menos 160 países providenciaram duas doses nas suas imunizações rotineiras. Foi pela primeira vez introduzida em 1963. Consta na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, considerados os medicamentos mais eficazes e seguros para responder às necessidades de um sistema de saúde.

Perguntas interessantes