Sobre o uso do livro didático, Silva, salienta que:
“[...] o autor do manual seleciona os textos que, no geral, não foram escritos visando ao ensino e elabora um trabalho sobre eles. Assim, o professor, ao adotar o livro, ou ao consultá-lo, estará lançando mão de textos já didatizados, sendo apenas um transmissor do processo de didatização que leva aos seus alunos”. (SILVA, 2001, p.32).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:
I. Alguns livros didáticos podem perpetuar a ideologia da classe dominante em detrimento das classes menos favorecidas.
II. Alguns métodos apresentados pelos livros didáticos podem gerar um acomodamento por parte dos professores e dos alunos, que podem deixar de pesquisar e de investigar outros textos e modos de trabalho.
III. Os textos dos livros didáticos apresentam o resultado de uma leitura prévia do autor, que o interpreta de acordo com suas próprias experiências e vivências. Por isso, algumas das propostas dos livros didáticos podem limitar as muitas possibilidades de leitura de um único texto.
Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
II correto.
Explicação:
Respondido por
11
Alguns métodos apresentados pelos livros didáticos podem gerar um acomodamento por parte dos professores e dos alunos, que podem deixar de pesquisar e de investigar outros textos e modos de trabalho.
O que são métodos?
O método trata - se da escolha feita para se analisar um problema.
Assim sendo, delimitando um problema, realizando observações e interpretando elas com base em fundamentações teóricas pode - se descobrir o que é método.
Os métodos de pesquisa compreendem aos métodos que serviram para se chegar ao resultado final de uma pesquisa.
Nesse sentido, pode - se afirmar que existem duas metodologias de pesquisa, sendo elas: o método quantitativo e método qualitativo.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás