Sobre o turismo e o lazer. O turismo pertence a um aspecto mais amplo na sociedade denominado lazer. Sobre o lazer é correto afirmar:
A - O lazer ocorre no tempo liberado do trabalho.
B - Ocorre no tempo do trabalho.
C - Turismo e lazer são atividades humanas distintas.
D - O turismo impede que o indivíduo tenha lazer.
E - O lazer não é considerado como um aspecto mais amplo da sociedade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se das obrigações profissionais, familiares ou sociais (DUMAZEDIER, 1973).
Segundo Marcelino (2000) deve-se levar em conta que, se o conteúdo das atividades de lazer pode ser altamente “educativo”, também a forma como são desenvolvidas abre possibilidades “educativas” muito grandes, uma vez que o componente lúdico, do jogo, do brinquedo, do “faz-de-conta”, que permeia o lazer é uma espécie de denúncia da “realidade”, deixando clara a contradição entre obrigação e lazer.
O entendimento de esporte como uma manifestação cultural do lazer, pode se otimizar com pressuposição da existência de espaços de lazer, que sejam bem distribuídos, corretamente utilizados e com espaços bem delimitados.
Estado de ser da pessoa, aspectos lúdicos, as relações consigo próprio e com a natura, estilos de vida, observação das atitudes durante o desempenho das atividades, economia e entretenimento, ecologia e preservação, geografia do espaço urbano, arte, educação e turismo são variáveis que caracterizam o lazer.
Ter lazer é um dos sonhos mais acalentados dos seres humanos, livre do interminável mundo das obrigações, livre para buscar aquilo que queremos e investir o tempo de maneira voluntária e prazerosa, livre para encontrar e aceitar seu lugar no mundo, enfim, livre para existir em estado de graça (GODBEY, 1990).
O Lazer é uma dimensão da cultura constituída pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo/espaço conquistado pelo sujeito ou grupo social, estabelecendo relações dialéticas com as necessidades, os deveres e as obrigações – especialmente com o trabalho produtivo.” (GOMES, 2004)
Para Bramante (1998) o lazer se traduz por uma dimensão privilegiada da expressão humana dentro de um tempo conquistado.
Explicação: