sobre o texto o banquete de Platão: 2. Quantos participaram? Qual deles apresentou o melhor discurso? 3. Quais eram os assuntos chave do simpósio? 4. Em que momento Platão escreve os acontecimentos? Qual foi sua intervenção nessa reunião? 5. Se você estivesse presente nesse simpósio, qual seria seu discurso? (20 linhas no mínimo)
Soluções para a tarefa
Resposta: O Banquete trata sobre o Eros (amor)
Explicação:
O Banquete, texto filosófico de Platão, composto por volta de 385-380 a.C. é composto por uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor (Eros).
Trata de definir o que é o amor e não pode ser considerado um diálogo; tende muito mais para um duelo no qual os participantes buscam o melhor discurso sobre a amizade, falando sobre o bem que o amor causa e seus frutos,
A obra começa com o discurso der Fedro, depois Pausânias, Erixímaco, Aristófanes e Agatão e por fim, Sócrates que bem o caracteriza, como compêndio da aspiração humana ao bem.Este último é o mais importante dentre os homens presentes.
O bem é o que há de mais supremo, é o divino, como Platão expressa literalmente em A República e no próprio Banquete. É a forma unificadora, é o que harmoniza e unifica o cosmos e o homem; é o que todo ser humano deve buscar.
Toda sociedade deve se voltar para o bem, o supremo e divino. Desse modo a philia, amor e amizade deve ser a busca incessante do homem.