Sobre o texto " no dia de quarta-feira de cinzas" de gregório de matos
a)quem é o interlocutor do eu lírico no poema?
b)segundo o poema, o homem é feito de pó.Levante hipoteses: considerando-se a primeira estrofe do poema,que principio moral está presente nessa afirmação?justifique sua resposta com elementos do texto.
c)na segunda estrofe, ao abordar os ensinamentos bíblicos, o eu lírico emprega uma imagem para representar a vida humana.Qual é ela?
d)como o homem sempre fraqueja e se deixa levar pela vaidade,para que possa se salvar,o eu lírico lembra que Deus; " te põe á vista a terra". considerando-se os ensinamentos bíblicos,o que a terra representa nessa recomendação?
sobre dois tercetos do texto constituem uma alegoria contra a vaidade humana
a) quando a vaidade assopra e "incha o pano". o ser humano deve ter em vista que na "proa" tem a terra; por isso o eu lírico recomenda;"amaina e ferra".considerando o contexto do poema,explique as imagens observadas nos trecos destacados.
b) conclua:segundo o eu lírico, de que modo o ser humano pode se livrar dos perigos da vaidade? justifique sua resposta com elementos do último terceto
Soluções para a tarefa
Você se esqueceu de colocar o texto. Segue em anexo.
a) O eu-lírico se dirige ao homem, no caso, a todos os seres humanos em geral.
b) Quando ele diz que o homem é feito de pó, a moral implícita é a que o homem não tem importância, pois é feito de uma matéria desprezível, vil, sem valor (pó).
c) A imagem usada para representar a vida humana é o baixel, a embarcação. Tal qual a embarcação navega enfrentando as dificuldades do mar, o homem caminha pela vida também com muitas dificuldades.
d) O homem foi feito a partir da terra e para a terra retornará. Então, podemos entender a terra como o símbolo da morte, do fim.
Assim, ao mostrar a terra ao homem, Deus está querendo mostrar que o homem deve ter consciência de que sua vida é efêmera (passageira) e de que ele é pó (sem importância). Logo, ter vaidade não é bom e o afasta da salvação.
a) "Incha o pano" é uma imagem usada para representar a vaidade, o ego inflado do homem. A imagem da "proa" e da "terra" representa o fim, a efemeridade, a mortalidade. Já "amaina e ferra" tem a ver com lançar a âncora, ou seja, o homem deve colocar os pés no chão, tomar consciência de que é pó (sem importância).
b) Para se livrar dos perigos da vaidade, o homem deve reconhecer que é pó, ou seja, reconhecer como sua condição é precária e reconhecer sua mortalidade. Assim, ele não vai se envaidecer, se achar muito importante.
Resposta:
obrigado me ajudou bastante