Sobre o texto "NATAL: NOIVA DO SOL, AMANTE DA PROSTITUIÇÃO" responda:
12) que estratégias o enunciador utiliza para validar suas opiniões, e assim, persuadir o leitor?
13) Explique no caderno e com suas palavras a crítica feita pelo antropólogo e escritor Luís da Câmara Cascudo aos seus conterrâneos, que é recuperada pelo enunciador no último parágrafo.
14) o texto lido é um artigo de opinião. Qual é o objetivo desse texto?
15) no primeiro parágrafo do texto O enunciador opõe duas ideias responda no caderno.
A) quais são elas?
B) você sabe o nome desse recurso de linguagem que consiste em colocar o lado a lado ideias Opostas?
C) no texto lido Qual é o efeito de sentido obtido com o emprego desse recurso?
Soluções para a tarefa
Olá,
12) As estratégias que o enunciador utiliza para persuadir o leitor começam com argumentos causais, onde o incentivo da "nata" de natal incentivaria a prostituição, além de também utilizar o argumento de autoridade, visto que o mesmo vive na cidade e também cita a opinião de outro jornalista renomado.
13) A crítica feita aos conterrâneos do autor dá-se de maneira que este evidencia as ações da nata de Natal na promoção e incentivo da prostituição, sendo que no último parágrafo ele incita medidas policiais contra a prostituição.
14) a) As duas ideias que o autor expõe são a de que Natal é conhecida como Noiva do Sol, devido à natureza, e também como Amante da prostituição.
b) Esse recurso de linguagem chama-se paradoxo.
c) O efeito de sentido é mostrar a dualidade da cidade de Natal, que possui belezas naturais, mas um fato social triste.
Abraços!
12) Se a questão considera como "enunciador" a pessoa que escreveu o texto, pode-se averiguar que são utilizadas estratégias para persuadir o leitor na compreensão dos pontos colocados.
Estratégias utilizadas pelo enunciador
- Apresentação sobre o porque que Natal é chamada de Noiva do Sol.
- Comparação da nomenclatura "noiva do sol" com "amante da prostituição".
- Apresentação de dados de uma pesquisa.
- Apresentação de pontos de vista do jornalismo.
O título apresenta uma cidade do Brasil, a expressão usada para nomeá-la e outra expressão que irá instigar uma prévia interpretação no leitor sobre o que será apresentado no texto. Assim, o título é um enunciado estratégico.
Continue estudando sobre texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
13) A crítica feita ao antropólogo e escritor Luís da Câmara Cascudo é em relação à nomeação de "Amante da Prostituição" que o pesquisador dá à cidade Natal. Assim, as ideias articuladas no texto pela autora possuem o intuito de invalidar este título, cunhado pelo "mestre Câmara Cascudo".
Texto e crítica
Um texto como o apresentado, que possui caráter de artigo de opinião, usualmente expressa a opinião sobre determinado assunto, de maneira assertiva e crítica. O texto em questão possui este posicionamento.
Continue estudando sobre texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
14) Um artigo de opinião possui o intuito de expressar uma opinião sobre determinado assunto. Usualmente, notam-se artigos de opinião sobre temas polêmicos, escritos com criticidade. Portanto, compreende-se que o artigo de opinião possui o objetivo de expressar uma opinião.
Características do artigo de opinião
- Gênero argumentativo.
- Linguagem alinhada à norma padrão da Língua Portuguesa.
- Relevância temática: fatos importantes ou polêmicos.
- Expressa um ponto de vista importante sobre um assunto da sociedade
Continue estudando sobre texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
15) A) O enunciador coloca o chamamento de "a noiva do sol" em oposição com o chamamento de "amante da prostituição". Nota-se que os dois chamamentos são referentes à mesma cidade, assim, uma cidade marcada pelo turismo, é também marcada pela prostituição.
B) Em vista das figuras de linguagem, é possível identificar que este recurso é a antítese, pois, está coloca duas ideias em contraposição.
C) O leitor fica instigado ao compreender, de maneira prévia, que há duas naturezas turísticas opostas em uma mesma cidade.
O que é uma antítese?
A antítese é uma figura de linguagem em que dois conceitos ou ideias são colocadas em oposição.
Continue estudando sobre texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ3