Português, perguntado por Mariihelenna, 9 meses atrás

Sobre o texto: "Ler e não entender (e não desconfiar etc)"


1. Quais são os quatro problemas relatados pelo autor a respeito da língua portuguesa? Explique-os.

• Primeiro caso:

• Segundo caso:

• Terceiro caso:

• Quarto caso:

2. O autor do texto diz que “Não sabemos ler”. Você concorda com esta afirmação? Por quê?

3. No texto, são relatadas dificuldades de pessoas pertencentes a diferentes profissões. Considerando que há uma professora e médicos que também têm problemas com a língua portuguesa, a que conclusões podemos chegar?

Soluções para a tarefa

Respondido por vicmartyns
140

1)

• Primeiro caso: " Não sabemos ler ", ou seja, lemos, mas não entendemos o sentido pretendido e atribuímos sentidos absurdos ao texto ( ex.: " toda vaca voa. Mimosa voa, portanto mimosa é vaca " ).

• Segundo caso: O emprego da vírgula de modo equivocado, como se a vírgula só servisse para respirar.

• Terceiro caso: A ordem em que os termos são usados na frase modifica sim o seu sentido ( " os fins justificam os meios " / " os meios justificam os fins " ).

• Quarto caso: A opinião contrária do autor aos trotes em universidades foi tomada como uma ofensa aos médicos e estudantes de medicina.

2) Sim. Pelo fato de cada pessoa ler em uma percepção ou uma visão diferente de pessoa pra pessoa da frase ou texto lido, cada um interpreta do jeito que convêm. E nunca do jeito certo de ser lido.

3) Após ler o texto, o que podemos concluir que o que vem gerando dificuldades nas pessoas de diferentes profissões é a falta de ensino de qualidade.

Imagine comigo, se os professores da cidade enfrentam problemas com a língua portuguesa, os mesmos não irão oferecer um ensino de qualidade a seus alunos.

Por sua vez esses alunos, que não receberam um ensino de qualidade vão crescer, e no futuro se tornarão profissionais mal qualificados, pois apresentam deficiências em seu aprendizado e assim desempenharão de forma ruim sua profissão, enfrentando dificuldades.


achavedasuamente: Obrigada
Perguntas interessantes