Português, perguntado por ingridermc, 11 meses atrás

Sobre o texto: "Ler e não entender (e não desconfiar etc)"

1. Quais são os quatro problemas relatados pelo autor a respeito da língua portuguesa? Explique-os.​

Soluções para a tarefa

Respondido por nathalianunesdejesus
217

Resposta: alguém me ajuda a responder os 4 primeiro caso de ler e não entender e não desconfiar?

Explicação:


geovannabeatriz20: Primeiro caso: atribuição de sentidos absurdos ao texto (ex.: "toda vaca voa. mimosa voa, portanto mimosa é vaca"), pois "não sabemos ler", ou seja, lemos, mas não entendemos o sentido pretendido.
geovannabeatriz20: Segundo caso: o emprego da vírgula de modo equivocado, como se a vírgula só servisse para respirar.
geovannabeatriz20: Terceiro caso: a ordem em que os termos são usados na frase modifica sim o seu sentido  ("os fins justificam os meios" / "os meios justificam os fins").
Quarto caso: a opinião contrária do autor aos trotes em universidades foi tomada como uma ofensa aos médicos e estudantes de medicina.
geovanaaalves2003: e qual é o quarto caso ?
ivancerza9080: qual é o quarto caso
geovanaaalves2003: tá junto com o terceiro caso
lucasvnzinn: Bjs
dayqueiroz217: obgddd
Respondido por heloisagoncalves745
4

Os quatro problemas relatados pelo autor Pasquale Cipro Neto a respeito da língua portuguesa no texto: "Ler e não entender (e não desconfiar etc)",  são:

  • Primeiro problema: Não sabemos ler, portanto, lemos e não entendemos. Ou ainda, lemos e entendemos o que queremos. O autor afirma que raciocinamos como ostras e criamos relações lógicas absurdas, comprometendo o sentido pretendido do que se é lido, e que ainda atribuímos sentidos inexistentes ao texto.  

  • Segundo problema: o uso da vírgula, que segundo o autor é feito erroneamente, e ainda faz cair por terra a tese de que "vírgula é para respirar", afirmando que se fosse dessa forma, os asmáticos colocariam uma vírgula depois de cada palavra escrita.

  • Terceiro problema: Usando do famoso pensamento de Maquiavel "Os fins justificam os meios", e citando que algumas pessoas escrevem tal pensamento de forma contrária "Os meios justificam os fins", afirma que a ordem em que os termos são usados na frase modifica o seu sentido, e consequente compreensão. A ordem correta das palavras é necessária para um bom entendimento

  • Quarto problema: opiniões contrárias são tomadas como ofensa, o autor justifica essa visão com fatos, e mostra como a falta de compreensão na leitura pode fazer com que as pessoas se ofendam desnecessariamente.

Continue aprendendo sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/26548739

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes