Português, perguntado por lucasfms2395, 1 ano atrás

Sobre o texto Fogo Morto !



A) em " oque era que tinha aquela moça de trinta anos? por que chorava, sem que lhe batessem? bem que podia ter tido um filho, um rapaz como aquele Alípio, que fosse um homem macho, de sangue quente, de força no braço":



Qual é o tipo de discurso dominante?


O que esse discurso revela sobre o processo narrativo do texto?


O que esse discurso revela sobre o mundo interior de mestre José amaro?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
53

a) O texto em questão faz menção a ambientes e pessoas da região nordeste brasileira. As pessoas do texto, principalmente o personagem José Amaro é um sujeito que tem forte ligação com o patriarcalismo, já que é o comum no espaço onde ele vive. Por ter essa opinião, ele trata sua filha depressiva de forma violenta. O discurso do trecho parece ser um misto da voz do personagem com a voz do narrador, o discurso é indireto livre.

b) O comportamento de José Amaro acaba colaborando para um fim bem ruim para todos de sua casa. A filha foi internada como louca, a esposa foge com medo da figura doentia de José Amaro e ele no fim, do livro, comete suicídio. O discurso do trecho citado  mostra os intentos de José Amaro, para sua filha.  

c) O discurso faz  que o leitor entenda o que se passa na cabeça de José amaro, quais são suas intenções e opiniões sobre a filha. O Mestre José Amaro rejeitava a filha.


Perguntas interessantes