História, perguntado por osoniapaula, 4 meses atrás

Sobre o tema do texto acima, faça uma pesquisa e escreva no seu caderno os conceitos de
eugenia, darwinismo social, "branqueamento" e racismo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por taironmesquita
16

Resposta:

A eugenia é a seleção dos seres humanos com base em suas características hereditárias com objetivo de melhorar as gerações futuras. O termo foi criado pelo cientista inglês Francis Galton (1822 - 1911), em 1883. A palavra eugenia deriva do grego e significa "bom em sua origem ou bem nascido".

“O darwinismo social considera que os seres humanos são, por natureza, desiguais, ou seja, dotados de diversas aptidões inatas, algumas superiores, outras inferiores. A vida na sociedade humana é uma luta ‘natural’ pela vida, portanto é normal que os mais aptos a vençam, ou seja, tenham sucesso, fiquem ricos, tenham acesso ao poder social, econômico e político; da mesma forma, é normal que os menos aptos fracassem, não fiquem ricos, não tenham acesso a qualquer forma de poder. Essa foi uma teoria inspirada na de Charles Darwin e tem cunho preconceituoso, o próprio Darwin não concordou com essa teoria."

O "braqueamento" é outra teoria preconceituosa e até mesmo racista, pois acredita-se que "braqueado" a sociedade ela séria, assim, mais "pura", melhor, mais parecida com a sociedadeda europa.

O Racismo é a crença em que uma raça, etnia ou certas características físicas sejam superiores a outras.O racismo pode se manifestar tanto em nível individual, como em nível institucional, através de políticas como a escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo, o imperialismo, dentre outros.

Explicação:

Respondido por viniciusrm19
10

O conceito de eugenia está associado à concepção da existência de uma raça superior, que causa o possível "branqueamento" da população, sendo um grande determinante do racismo, a que algumas pessoas atribuem ao conceito de darwinismo social, em referência à seleção dos mais adaptados por Darwin.

Eugenia e Darwinismo Social

O conceito de Darwinismo social é resgatado da lei de Darwin, no aspecto biológico, em referência à capacidade dos mais adaptados sobreviverem. O darwinismo social alega que existem raças superiores (brancas) que são capazes de se adaptar mais facilmente, levando à ideia de eugenia.

Note que estes conceitos são preconceituosos e discriminatórios, já que não existe comprovação científica, identificando uma postura racista.

Mais sobre darwinismo social: brainly.com.br/tarefa/31414231

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes