Filosofia, perguntado por deadcraft1203, 5 meses atrás

Sobre o surgimento da filosofia e a relação com a ciência, é correto afirmar que: *
5 pontos
Apenas no século XVII, com o método das ciências experimentais, aplicado por Galileu Galilei, ocorreu a ruptura entre a filosofia e a ciência.

Enquanto as ciências se especializam e observam "recortes" da realidade, a filosofia jamais renuncia a analisar seu objeto do ponto de vista da totalidade.

O pensamento filosófico surgiu na Grécia, no século VI a. C., mais propriamente nas colônias gregas, com os primeiros pensadores: Tales de Mileto, Pitágoras e Heráclito. Os gregos são responsáveis por difundir e aprofundar as perspectivas do saber, incluindo a dimensão do saber pelo saber, isto é, do conhecimento com valor em si mesmo.

A partir do desenvolvimento da Ciência Moderna, Ciência e Filosofia passam a ser compreendidas como conhecimentos autônomos. Porém, é possível afirmar que, na sua origem, Ciência e Filosofia estavam vinculadas, representando o abandono da doxa e o interesse pela episteme.

Há aproximadamente 500 anos antes de Cristo, era o "filósofo natural" que se debruçava sobre questões científicas porque a ciência grega ainda não tinha um método próprio. Assim, foram os gregos que, pela primeira vez, explicaram racionalmente o movimento dos astros e procuraram entender a natureza do cosmos.

Todas as alternativas estão corretas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por belienestephany
2

Resposta:

Enquanto as ciências se especializam e observam "recortes" da realidade, a filosofia jamais renuncia a analisar seu objeto do ponto de vista da totalidade.

Perguntas interessantes