Sobre o solsticio é correto afirmar quue:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Solstício é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão ou do inverno. Ocorre duas vezes por ano e está associado ao eixo de rotação da Terra, cuja posição é inclinada a 23,5° em relação ao seu próprio eixo.
Solstício
Planeta Terra e a incidência solar durante o solstício
Durante os solstícios, o Sol permanece ao máximo da linha do Equador. Quando ocorre o solstício, a luz solar reflete com maior intensidade em um dos hemisférios.
Em consequência, a luz é menos intensa no outro hemisfério. Esse fenômeno marca precisamente as estações de inverno e verão.
Isso quer dizer que os movimentos de rotação e a translação do Planeta determinam a distribuição da luz solar entre os hemisférios.
A luz vai incidir perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (23,5º da Linha do Equador) ou sobre o Trópico de Câncer.
Nos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios têm um único dia do ano com 24 horas de luz ou escuridão ininterruptas.
Devido à órbita elíptica do Planeta Terra, as datas dos solstícios irão variar de ano para ano. Em geral, esse atraso ocorre de um ano para outro.
Saiba mais sobre os Trópicos de Câncer e Capricórnio e a Linha do Equador.
Solstício e as Estações do Ano
Os dois solstícios por ano, inverno e verão, marcam o início das estações climáticas em cada hemisfério. Em 21 de junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte e de inverno no Hemisfério Sul.
Ao contrário, o dia 21 de dezembro marca a entrada do solstício de inverno no Hemisfério Norte e de verão no Hemisfério Sul.
Solstício de Verão
Nesse período, o Sol estará “a pino” em relação aos seus respectivos trópicos de incidência. De fato, a elevação da intensidade de radiação solar pelos hemisférios é chamada de “solstício de verão”.
Solstício de Inverno
Ele ocorre quando os dias são maiores que as noites. Ao mesmo tempo, no hemisfério contrário, as noites são mais longas que os dias, caracterizando o “solstício de inverno”.