Sobre o processo de transformações sociais ocorrido nas formas fabris de produção – o que chamamos de Revolução Industrial – e as relações entre os trabalhadores e as máquinas, leia o fragmento a seguir:
O fundamental na passagem da produção manufatureira à produção industrial é que nesta o trabalho não é mais realizado pelo homem, mas pela máquina. Há literalmente uma substituição do homem pela máquina. A função do homem não é mais produzir, mas alimentar, vigiar, manter e preparar a máquina que tomou o seu lugar. Isso naturalmente tem consequências muito importantes. Na produção manufatureira (como na artesanal) o operário incorpora a técnica de produção, imprimindo em seu cérebro e sistema nervoso uma série de condicionamentos – as habilidades e conhecimentos – que o capacitam a conduzir o meio de trabalho de modo a produzir no objeto de trabalho as modificações desejadas. Ao mover braços, mãos e dedos, o tecelão aciona o tear manual e assim transforma fio em tecido. É ele que efetivamente tece. Com o tear mecânico tudo muda. A ação de tecer prossegue mesmo quando o operário lhe volta as costas. Este não precisa saber o segredo do seu funcionamento. Basta que emende o fio quando este arrebenta, que substitua os carretéis vazios, que limpe e lubrifique a máquina e a conserte quando quebra. São outras, portanto, as habilidades requeridas, em geral mais simples e mais fáceis de serem adquiridas.
SINGER, Paul. A formação da classe operária. São Paulo: Atual, 1986. p. 298.
De acordo com o texto, analise as afirmativas.
I. Na produção manufatureira, o conhecimento e a habilidade do trabalhador eram essenciais para que o produto fosse fabricado. Sem o conhecimento, a técnica e a presença do tecelão, era impossível a produção de tecido.
II. As novas máquinas promoviam a desqualificação dos artesãos e geravam o desemprego, pois podiam realizar o trabalho de vários homens.
III. O ritmo do trabalho, antes determinado pelos seres humanos passou a ser determinado pela máquina movida a vapor. Cabia ao operário apenas cumprir a tarefa de cuidar para o bom funcionamento das máquinas.
Agora, assinale a alternativa correta.
A
Todas as afirmativas estão certas.
B
Todas as afirmativas estão erradas.
C
Apenas a afirmativa II está certa.
D
As afirmativas I e II estão erradas.
E
Apenas a afirmativa I está errada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: II e III estão certas. Tem certeza que são só essas alternativas?
Explicação: A I está errada porque a descrição se refere ao artesanato e não à manufatura (lembrando que temos, na ordem, artesanato, manufatura, maquinofatura). A II está certa porque a instalação das máquinas causaram muito desemprego. E a III também está certa porque as máquinas faziam o trabalho antes feito por muitos homens, só era necessário um homem para fazê-la funcionar.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás