História, perguntado por faline2003, 10 meses atrás

Sobre o processo de Independência deflagrado no Brasil em 1822, que implementou o Primeiro Reinado, é possível dizer que: A) Dom Pedro antecipou-se à estratégia de seu irmão, D. Miguel, que também queria ser imperador do Brasil. B) foi um processo deflagrado no Brasil após a morte de D. João VI. C) foi um processo coordenado pelos revolucionários latino-americanos, como Bartolomé Mitre e Simon Bolívar. D) foi um processo articulado por Napoleão Bonaparte, que fugiu da ilha de Santa Helena para o Brasil em 1819. E) foi um reflexo da Revolução Liberal do Porto (1820), que exigiu o retornou de D. João VI para Portugal.

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
1037

Oi!

Bom, em 1822, Dom Pedro I decidiu dar um fim na exploração colonial lusitana assim proclamando a independência Brasileira.

No Entanto, para que possamos compreender como esse País continental conseguiu romper seus laços com a metrópole Ibérica é necessário que isso tivesse acontecido.

Assim, então Houve um reflexo da revolução liberal do Porto, no ano de 1820, que exigiu o retorno de João VI para Portugal.

Com base nos escritos acima pode-se inferir que a resposta correta é a letra B)

Bons estudos!


Respondido por pegiste
521

Resposta:

letra E

Explicação: A Independência do Brasil, em grande parte, foi um acontecimento influenciado pelos desdobramentos da Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820. Essa Revolução exigiu o retorno de D. João VI, que desde 1808 que estava em solo brasileiro, para Portugal, bem como a convocação das cortes gerais para uma Assembleia Constituinte. D. Pedro, filho de D. João, ficou no Brasil. Da sua permanência, nasceu uma articulação política para que ele fosse sagrado imperador, como de fato ocorreu em 7 de setembro de 1822.

  • (a resposta não é a morte de D. joão VI. pois morreu em 10 de março de 1826 anos depois de 1822 então a B está errada)
Perguntas interessantes