Sobre o processo de conquista e ocupação realizado pelos espanhóis na América é FALSO dizer que:
A)- Todo o continente foi ocupado com grande facilidade pelos Espanhóis sem nenhum caso de resistência dos Índios.
B)- Os Astecas foram conquistados pelos Espanhóis sob a liderança de Cortés que teve o apoio de outros Índios que habitavam o continente Americano.
C)- A rede de estradas que os Incas fizeram ajudou Pizarro e seus homens a conquistar o Império Inca.
D)- As crenças religiosas dos Ameríndios tinham profecias que apontavam para a vinda de deuses e os Espanhóis foram confundidos com esses deuses.
E)- Várias sociedades Indígenas resistiram ao processo de conquista e colonização do continente Americano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta - Questão 1
Letra E
A chegada dos europeus ao continente americano trouxe um fator biológico que foi mortal aos indígenas: as doenças contagiosas. Os historiadores estimam que cerca de ¾ da população nativa tenha perecido vítima de doenças contagiosas. A varíola foi a pior delas e castigou os astecas durante as lutas contra os espanhóis. Atribui-se isso à falta de imunidade do nativo, pois essas doenças não existiam no continente americano até a chegada europeia
Resposta - Questão 2
Letra C
Os espanhóis tinham uma visão de mundo etnocêntrica: em outras palavras, estereotipada e preconceituosa em relação ao nativo. Assim, buscavam justificar as violências que cometiam contra aquelas populações a partir de argumentos de cunho religioso e moral. Essa forma de enxergar o outro não foi exclusividade espanhola, pois os europeus, em geral, possuíam uma visão muito preconceituosa em relação ao nativo.
Resposta - Questão 3
Letra A
Bartolomé de Las Casas nasceu em 1474, na cidade de Sevilla, e era um padre dominicano que atuou durante toda a sua vida como defensor dos indígenas. A postura incisiva de Las Casas na defesa dos índios trouxe-lhe inúmeros inimigos entre os espanhóis. Denunciava constantemente às autoridades espanholas as violências que presenciou. Entre seus registros, o mais conhecido foi publicado no Brasil sob o nome de “Paraíso Destruído”. Bartolomé faleceu em julho de 1566, em Madrid, Espanha.
Resposta - Questão 4
Letra A
A autorização real para os interessados em montar expedições para o continente americano possuía um custo: o pagamento do quinto de imposto de todas as riquezas obtidas. O quinto era basicamente a separação de 20% de todas as riquezas obtidas na expedição ao rei e era obrigatório a todas as expedições. O objetivo era a obtenção de metais preciosos.
Explicação:
(Fuvest) “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1566)
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973)
As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:
a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.
b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.
c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.
d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.
e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.