sobre o poema "motivo" da Cecília Meireles
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Eu canto porque o instante existe” – Sujeito simples: eu
Não sinto gozo, nem tormento” – Verbo sentir concorda com o sujeito desinencial (eu). Há concordância do verbo com o sujeito .
Causou-nos um efeito interessante ter um texto com uma linguagem e sons diferentes e inusitadamente colocados de forma que o texto fique gostoso de se ler.
a- Se desmorono ou se edifico
Se permaneço ou me desfaço
b- Eu canto porque o instante existe
E a minha vida esta completa
Explicação:
Podemos encontrar nesta poesia elementos que dão suporte para análise mofológica, sintática e estilista.
Encontramos na primeira estrofe vinte palavras, na segunda estrofe quinze palavras, na terceira estrofe vinte palavras e na quarta e última estrofe vinte e três.
O que nos vale dizer que a primeira e a terceira estrofes são semelhantes ao números de palavras.
Na primeira estrofe existem seis verbos, dois deles transitivos( canto, existe ) e dois verbos de ligação ( estar, ser o qual aparece três vezes na poesia ).
Na segunda estofe há dois verbos transitivos diretos ( atravesso e sinto ).
Na terceira estrofe encontramos nove verbos intransitivos e na quarta estrofe tendo apenas um verbo de ligação.
Podemos dizer que as estrofes não são regulares em relação a transitividade , a regência dos verbos .
A poesia traz semelhanças entre as estrofes terceira e quarta, quanto ao número de substantivos e diferenças nas estrofes segunda e terceira ( 7 e 0 respectivamente).Já em relação ao número de adjetivos as mesmas semelhanças e diferenças 1ª e 4ª estrofes ( 2 adj ) e 2ª e 3ª estrofes ( 1 e 0 ).
Em cada poesia aparace pronomes de classificações diversas: eu - pessoal; minha - possessivo; me - reflexivo; que - relativo e tudo - indefinido.
Do ponto de vista sintático, entendemos que o sujeito - eu - predomina em toda a poesia seja ela simples, marcado pelo pronome.
Há dois verbos na primeira estrofe com três orações cada.Predominam as orações coordenadas.
Na segunda estrofe há dois períodos com orações diferentes.
Na terceira estrofe há dois períodos com orações coordenadas e subordinadas e na última estrofe há quatro períodos com orações coordenadas e subordinadas.
Do ponto de vista estético temos rimas cruzadas, perfeitas.