Sobre o poema: Inferno
“Lasciate ogni speranza voi ch’entrate”
Aqui a asa não sai do casulo, o azul não sai da treva, a terra não semeia, o sêmen não sai do escroto, o esgoto não corre, não jorra a fonte, a ponte devolve ao mesmo lado, o galo cala, não canta a sereia, a ave não gorjeia, o joio devora o trigo, o verbo envenena o mito, o vento não acena o lenço, o tempo não passa mais, adia, a paz entendia, pára o mar, sem maremoto, como uma foto, a vida, sem saída, aqui, se apaga a lua, acaba e continua.
Arnaldo Antunes, tomando por epigrafe o verso “Lasciate ogni speranza voi ch’entrate” (deixai toda esperança, vós que entrais), faz dele uma espécie de porta de entrada para o seu poema.
a) Que relação existe entre o poema e a epígrafe?
b) Em dois versos foi empregado o adverbio "aqui". Levante hipóteses: onde fica o inferno para o eu lirico?
Soluções para a tarefa
a. É de complemento a relação que existe entre o poema e a epígrafe, visto que a epígrafe acaba funcionando como um breve resumo do conteúdo do poema, que em uma única palavra poderia ser resumido em desesperança.
b. Nos dois versos onde foi o empregado o adverbio "aqui" seria possível afirmar que para o eu-lírico o inferno fica no pós-vida, o inferno seria o mero processo de morte.
Também é possível interpretar em sentido figurado que o inferno, para o eu-lirico, fica em sua própria mente, na desesperança e na desilusão que alguém possa sentir.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/2884901
A) A epígrafe faz uma introdução ao tema do poema.
Epígrafe e poema
A epígrafe corresponde a uma frase utilizada para resumir o assunto, ou indicar qual o tema do determinado livro, texto ou poema.
E nesse caso, a epígrafe utilizada indica que o poema se trata de algo sem felicidade, sem grandes mudanças, e desta forma, qualquer esperança de melhoras deve ser deixada para trás.
O que se confirma na leitura do poema, em que as mesmas ações cotidianas aparecem sem grande entusiasmo, restando apenas a monotonia, que seria essa invariabilidade e falta de diversidade, que até encontrada até no vento que faria balançar o lençol.
Leia mais sobre epígrafe em: https://brainly.com.br/tarefa/13964298
B) O advérbio "aqui" indica que o inferno pode ser em qualquer lugar, até mesmo na lua que se apaga.
Compreendendo o poema
No poema é possível observar que o autor destaca o que representaria o inferno, um local sem qualquer esperança ou expectativa de mudança.
Ao ser representado pelo advérbio "aqui" sendo atrelado a ações da vida cotidiana, faz com que se perceba que o inferno pode ser em qualquer lugar, desde que não se tenha grandes emoções.
Um processo semelhante a este, seria a depressão, em que as pessoas deixam de sentir prazer pelas coisas da vida sendo, portanto, uma forma de representação ao inferno. Com a falta de motivação ocasionada pela depressão, em que só restam sentimentos de indiferença.
Leia mais sobre a depressão em: https://brainly.com.br/tarefa/14989270
#SPJ3