Sobre o poema: A implosão da mentira ou o episódio do Riocentro, responda:
1) Por que há o uso recorrente da palavra "mentira" no poema?
2) Grife no texto um trecho que denote que a mentira também estava no processo da redemocratização.
3) Como explicar o trecho final: "E a mentira repulsiva se não explode pra fora pra dentro explode implosiva".
Soluções para a tarefa
"No poema, A implosão da mentira, de Affonso Romano de Sant'Anna faz uma análise social da mentira, mencionando que ela altera a história e resta ao poema e ao poeta revelar a verdade."
1) Para enfatizar o absurdo do episódio do Riocentro, em que os militares procuraram estabelecer um terrorismo de direita, a fim de justificar a continuidade do aparato da repressão.
2) “Mas não se chega à verdade pela mentira, nem à democracia pela ditadura.”
3) O autor associa que a mentira estabelecida pela ditadura deve gerar contestação e luta, pois senão, em mais uma alusão ao episódio do Riocentro, “dentro explode”, ou seja, os militares continuam a guiar, a sua maneira, os rumos do País.
EXTRA: O episódio do Riocentro:
"Um dos exemplos mais significativos da resistência da linha-dura militar foi o atentado ao Riocentro, em que militares levaram bombas para estourar na comemoração do Dia do Trabalho, em 30 de abril de 1981. Entretanto, uma delas explodiu no interior de um carro dos militares, onde estavam um sargento (que morreu) e um capitão (que ficou gravemente ferido). Como a imprensa chegou antes que desse tempo de o Exército modificar a cena, tiveram que reconhecer que ali estavam dois militares. O governo tentou esconder tudo. Uma grande crítica é feita no poema “A implosão da mentira" de Affonso Romano Sant’Anna."
CONFIA!!!