sobre o peru
☆cultura
☆población
☆gastronomia
☆momento histórico
☆puntos turisticos
A ATIVIDADE É DE ESPANHOL
Soluções para a tarefa
Resposta:
CULTURA: "A cultura peruana, embora bastante influenciada pela europeia, preserva muitas tradições e elementos oriundos dos povos andinos pré-colombianos. O espanhol é o principal idioma falado no país, mas duas outras línguas são também reconhecidas como oficiais e utilizadas por 15,2% da população: o quíchua e o aimará. Os nativos compreendem quase 26% dos peruanos, enquanto os descendentes de europeus e povos indígenas representam 60,2% da nação.
Os povos dos Andes peruanos possuem roupas tradicionais que se diferem umas das outras. Elas são normalmente muito coloridas e compostas por:
- saias bordadas;
-xales;
-capas, chamadas de mantas ou lliclla, no idioma quíchua;
-chumpi, cinto utilizado sobre as saias;
-jobonas, um tipo de jaqueta de lã;
-ponchos, comuns para homens;
- chullo, chapéu confeccionado com lã de alpaca, lhama, vicunha ou ovelhas.
- Entre as festas tradicionais do Peru estão celebrações religiosas como:
- Inti Raimi, uma festa de origem inca em homenagem ao deus Sol;
- Quyllurit’i, realizada na região de Cusco entre a Páscoa e o feriado de Corpus Christi."
POBLACÍON: Relógio da população do Peru
33 867 904
População atual
16 971 630
População masculina atual (50.1%)
16 896 273
População feminina atual (49.9%)
396 010
Nascidos neste ano
1 508
Nascidos hoje
109 291
Mortes este ano
416
Mortes hoje
-30 671
Migração líquida este ano
-117
Migração líquida hoje
256 048
Crescimento da população este ano
975
Crescimento da população hoje
GASTRONOMIA: De forma simplificada, as bases da comida peruana são: a singular geografia do país, possibilitando acesso a ingredientes únicos, e a mistura de culturas. É um país tão miscigenado quanto o Brasil.
Além disso, a adoção de técnicas e tradições antigas aliadas à cozinha moderna, resultou em verdadeiras obras de arte da gastronomia.
O grande fluxo de refugiados (franceses, japoneses e chineses) que recorreu ao país em meados dos séculos XVIII e XIX, influenciou ainda mais para que a culinária peruana recebesse acréscimos e se tornasse a referência que é hoje.
-O “choclo”, que é como o milho é chamado em espanhol é uma base recorrente na comida peruana, e não se assuste com a variedade de cores: roxo, amarelo, vermelho, entre outras.
-Além disso, a variedade de batatas (chamadas “papas” em espanhol) surpreende. A maioria das pessoas quando visita o Peru nem tem ideia de que existem tantos tipos de batatas.
-Se você gosta de carne branca ou exótica, saiba que o cuy é apreciado na comida peruana, assim como o frango, que é base para muitos pratos.
-O limão também é um ingrediente comum, seja nas sobremesas ou em pratos como o ceviche, que “cozinha” o peixe no ácido do limão
Explicação: Espero ter ajudado!