Sobre o perspectivismo ameríndio, leia o texto abaixo, de Eduardo Viveiros de Castro:
“Tipicamente, os humanos, em condições normais, veem os humanos como humanos, os animais como animais e os espíritos (se os veem) como espíritos; já os animais (predadores) e os espíritos veem os humanos como animais (de presa), ao passo que os animais (de presa) veem os humanos como espíritos ou como animais (predadores). Em troca, os animais e espíritos se veem como humanos: apreendem-se como (ou se tornam) antropomorfos quando estão em suas próprias casas ou aldeias, e experimentam seus próprios hábitos e características sob a espécie da cultura — veem seu alimento como alimento humano (os jaguares veem o sangue como cauim, os mortos veem os grilos como peixes, os urubus veem os vermes da carne podre como peixe assado etc.), seus atributos corporais (pelagem, plumas, garras, bicos etc.) como adornos ou instrumentos culturais, seu sistema social como organizado do mesmo modo que as instituições humanas (com chefes, xamãs, festas, ritos etc.).”
Sobre o texto acima, que trata da tese do perspectivismo ameríndio, escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O texto afirma que tanto os animais estão numa condição de inferioridade à condição humana, sendo por isso justificável a dominação do homem sobre o animal.
b. O perspectivismo não engloba, via de regra, todos os animais (além de englobar outros seres); a ênfase parece ser naquelas espécies que desempenham um papel simbólico e prático de destaque, como os grandes predadores, rivais dos humanos, e as presas principais dos humanos.
c. Tal concepção está quase sempre associada à ideia de que a forma manifesta de cada espécie é um mero envelope (uma "roupa") a esconder uma forma interna humana.
d. Há uma noção virtualmente universal no pensamento ameríndio, é aquela de um estado original de indiferenciação entre os humanos e os animais, descrito pela mitologia.
e. Em suma, os animais são gente, ou se veem como pessoas, pois "o referencial comum a todos os seres da natureza não é o homem enquanto espécie, mas a humanidade enquanto condição".
Soluções para a tarefa
A alternativa D está correta.
A relação apresentada no texto dialoga sobre a mitologia apresentada nessa visão e como os espíritos e animais se observam.
Partindo de uma observação filosófica o mito está diretamente relacionado a lendas e histórias originadas por diferentes povos que visam mostrar um entendimento sobre a criação do mundo em que vivemos, e, o universo.
Ele é importante para a filosofia pois nos dá base para esse entendimento que pode ser visto como uma ferramenta não só para a posição histórica, quanto para a principal ferramenta da filosofia, o questionamento.
Resposta:
Resposta A está correta. "O texto afirma que tanto os animais estão numa condição de inferioridade à condição humana, sendo por isso justificável a dominação do homem sobre o animal."
Explicação:
Coloquei a resposta que o outro tinha respondido e errei.