História, perguntado por guilherme5734, 9 meses atrás

Sobre o Período Regencial no Brasil:

1-Quando teve início o Período Regencial?

2- Por que D. Pedro I abdicou do trono do Brasil?

3- Como o Período Regencial pode ser dividido, politicamente?

4- Quais partidos políticos surgiram durante o Período Regencial?

5- Durante as Regências Trinas, quais ações importantes foram tomadas?

6- O que o surgimento das Assembleias Provinciais provocou no Brasil?

7- O que acontece na Regência Uma de Pedro Araújo de Lima? Explique de
forma resumida:

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahkfrnds
0

Resposta:

1)Período Regencial foi o momento da História do Brasil entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Teve início depois que Dom Pedro I abdicou ao trono (1831) e se entendeu até o denominado Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II passou a governar o império.

2) A Abdicação de D, Pedro I, ocorrida em 7 de abril de 1831, deveu-se a uma série de complicações políticas nascidas dos interesses de brasileiros e portugueses, à época. Após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo então Príncipe Regente D. ... Pedro como imperador do Brasil (tornando-se então D.

3)Nesse período das regências unas, consolidou-se uma importante modificação no quadro político brasileiro. Os grupos políticos sofreram mudanças e foram redefinidos como liberais e conservadores. O primeiro era formado pela mescla de moderados e exaltados, e o segundo era formado por moderados e restauradores

4)Em meio às reuniões e debates que aconteceriam para a organização da ordem regencial, temos o aparecimento de três grupos políticos mais importantes: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores.

5)A mais significativa ação tomada pela Regência Trina Permanente foi a reforma da Constituição através do Ato Adicional de 1834.

6)Com a emenda constitucional de 1834, conhecida como Ato Adicional, os Conselhos Gerais de Províncias foram suplantados pelas Assembleias Legislativas Provinciais. As novas Assembleias gozavam de uma autonomia muito maior em relação ao governo nacional. As Assembleias Provinciais provocou no Brasil conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político central.

7)A Regência Una de Araújo Lima representou a subida ao poder dos regressistas, depois da incapacidade de Diogo Feijó em controlar as rebeliões provinciais. ... Após a renúncia de Feijó em 1837, uma nova votação foi convocada para 1838, garantindo Araújo Lima no cargo de regente, com cerca de 4.300 votos.

Espero ter te ajudado!!! Bons estudos.

Explicação:

Perguntas interessantes