Sobre o período conhecido como Alta Idade Média, leia as sentenças e, em seu caderno, classifique-as rnmn verdadeiras nn falsas. a) O processo de ruralização estava ligado às invasões bárbaras, que tiveram o efeito de orientar a produ ção das propriedades rurais para a subsistência. b) Os atos de violência, componentes do cotidiano dos povos germânicos, geralmente se configuravam como prova de coragem e virilidade. c) A conversão dos reis bárbaros ao cristianismo foi baseada estritamente na fé, pois religião e política estavam dissociadas. d) A dinastia carolíngia, em razão de sua proximidade com os muçulmanos da Gália, foi uma grande rival da Igreja Católica. e) O Renascimento Carolíngio foi marcado pelo desenvolvimento da administração, do comércio e da cultura durante o reinado de Carlos Magno. f) Invasões bárbaras marcaram o fim da dinastia carolíngia e deram início ao período do feudalismo na Europa Ocidental
Soluções para a tarefa
No processo de ruralização da Europa, as cidades eram constantemente saqueadas por bárbaros invasores. A população com medo resolvia migrar para o campo onde não havia grandes riscos de saques uma vez que não havia grandes comércios na zona rural. Para atrair mais camponeses os nobres (senhores feudais) davam a garantia de segurança militar aos seus vassalos e extensões de terra do feudo e em troca pediam que eles trabalhassem alguns dias em suas terras particulares, além de cobrarem impostos.
RESPOSTA
A- FALSO. Embora o processo de ruralização e criação posterior dos feudos tivesse como origem as invasões bárbaras, o que existia não eram pequenas propriedades rurais para subsistência, mas grandes propriedades de senhores feudais que utilizavam-se do trabalho dos camponeses, uma vez que o início do feudalismo é anterior ao marco inicial da idade média.
B- VERDADEIRO. Muitas das lendas germânicas tratavam de heróis viris e corajosos, devendo esse ser o modelo a ser seguido pelos homens da sociedade.
C- FALSO. Em determinado ponto, dada a expansão do poderio da Igreja Católica, tornou-se impossível para os reis bárbaros permanecerem com sua religião original, caso quisessem fazer acordos com os territórios cristãos.
D- FALSO. A dinastia carolíngia foi empoderada pela Igreja Católica e recebeu seu apoio durante séculos, terminando somente com o fim do Sacro-Império Romano Germânico.
E- VERDADEIRO. Durante o Renascimento Carolíngio, Carlos Magno foi o responsável por unificar boa parte da Europa Ocidental, com criação de escolas clericais e flexibilização do ensino, além de modificar os aspectos comerciais e administrativos.
F- VERDADEIRO. Com as invasões bárbaras cosntantes, o Sacro-Império Romano Germânico foi dividido em três partes. Apesar da idade média ter como marco inicial o fim do Império Carolígnio, o feudalismo não coincide com o início da idade média, pois esse sistema surgiu antes do início dessa etapa histórica.