Sobre o período brasileiro de 1945 a 1964, como Gandhi ficou conhecido, quais seus presidentes e sua marca de governo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) : o governo de Eurico Gaspar Dutra deu início ao que se chamou de 4ª República.
Getúlio Vargas (1951-1954) : após sair do primeiro mandato e ditadura do Estado Novo, Getúlio volta ao governo em 1951, Sua influência popular era fantástica. Foi neste governo que suicidou-se.
Café Filho (1954-1955) : assumiu após o suicídio de Vargas, o país encontrava-se em alta inflação, tentou fazer uma aliança com o senado e a câmara dos deputados, mas não conseguiu. Adoentado teve que se afastar do governo e em seu lugar entrou Carlos Luz, que era presidente da câmara dos deputados.
Carlos Luz (1955) : Por se recusar a denunciar um general que fez um discurso político contra Juscelino Kubitschek, foi deposto pelos militares e em seu lugar entrou Nereu Ramos, que era o vice-presidente do senado. Carlos Luz exerceu a presidência por apenas dois dias.
Nereu Ramos (1955-56) : Em conversa com Café Filho, disse que lhe devolveria a presidência assim que sarasse, mas o general Lott não permitiu o retorno de Café Filho. Assim Nereu Ramos ficou no cargo até a subida ao pode de Juscelino Kubitschek.
Juscelino Kubitschek (1956-1961) : Criou um plano com 31 metas, entre elas a construção de Brasília. Este plano de metas já havia sido desenvolvido entre 51 a 53. Contemplava 5 frentes: energia, transportes, educação, alimentação e indústrias de base. O slogan do plano era "50 anos em 5". A indústria de base cresceu 100% neste período. JK terminou com o estado de sítio e com a censura à imprensa. Tendo seu governo durante a guerra fria, cedeu Fernando de Noronha aos EUA, para implantarem uma base militar. Também, em seu governo, foi criado o PEM (PLANO DE ESTABILIZAÇÃO MONETÁRIA) para conter a inflação, que fez acontecer o contrário do que propunha.
Jânio Quadros (1961) : em seis meses de governo já se encontrava isolado, graças às medidas confusas e impopulares que tomava ( por exemplo, um lei que proibia o uso de biquine nas praias). Tanto a classe alta, quanto a classe média, no período das eleições, acreditava que Jânio iria combater a inflação que assolava o País, coisa que não ocorreu. Teve um governo confuso e renunciou em agosto de 1961.
Ranieri Mazzilli (1961) : assumiu duas vezes a presidência do Brasil, na primeira quando da renúncia de Jânio seu vice-presidente João Goulart estava na China e por ser Ranieri o presidente da câmara dos deputados estava na lista da sucessão presidencial. A segunda quando o congresso cassou João Goulart em 02/04/64, mas desta vez era apenas um presidente fantoche, sendo que quem governava de fato o país era uma junta militar.
João Goulart (1961-1964) : quando foi eleito vice-presidente, na época de JK, teve mais votos que o presidente. Foi ministro do Trabalho de Vargas, de quem também era genro. Como presidente os militares não o queriam. O congresso fez uma tentativa: assumir ele a presidência e um primeiro ministro, que foi Tancredo Neves, a proposta foi aceita mas não vingou, voltando o país ao regime Presidencialista. Houve uma tentativa de resolver os problemas do Brasil através do Plano Trienal, mas este falhou. Jango então resolveu fazer as reformas de base que incluíam reforma agrária, reforma educacional, reforma fiscal, reforma eleitoral, reforma urbana e reforma bancária, incluindo a nacionalização de vários setores industriais. Foi deposto pelo congresso, que declarou vacante a vaga de presidente da República, apesar de Jango ainda estar em territórios Nacional.
Gandhi ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia e também pela luta pacifista para libertar a Índia do domínio Inglês.