Artes, perguntado por kellskate, 1 ano atrás

Sobre o período bizantino a questão de como decorar as basílicas foi muito mais difícil e séria, porque a questão da imagem e seu uso na religião surgiu novamente e causou disputas muito violentas. Num ponto quase todos os primeiros cristãos concordavam: não deveria haver estátuas na Casa do Senhor. As estátuas se pareciam demais com aquelas imagens esculpidas de ídolos pagãos que a bíblia condenava.

- Defina de forma sucinta as características da arte bizantina.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianocarolg
12
ai voce coloca com suas palavras pq se nao eu e vc fica com 0 rs 
A arte bizantina recebeu uma grande influência da cultura greco-romana e oriental tendo uma mistura destes diferentes aspectos culturais o estilo artístico teve uma grande presença com o uso de cores e com temas religiosos. As pinturas bizantinas têm como destaque as pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas, miniaturas que são usadas para ilustrar livros e ícones que são as pinturas em painéis. O tema religioso ressaltou principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.  Na arquitetura a construção de grandes e imponentes igrejas, que tem a característica principal a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, dentro das igrejas, eram muito utilizadas.
 A escultura bizantina tem a influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Como a características principais, uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas. 
Mosaicos é um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na era de ouro época de reinado do imperador Justiniano. As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. As imagens religiosas e imagens de imperadores foram os temas principais.
Perguntas interessantes