Direito, perguntado por camilasantos82, 7 meses atrás

. Sobre o pensamento de Thomas Hobbes e a distinção entre estado de natureza e estado civil, assinale a alternativa correta. A. Para Hobbes, apesar da segurança do estado de natureza, é conveniente que o indivíduo passe para o estado civil de modo a melhor atingir as suas potencialidades. B. Para Hobbes, com o intuito de preservar a vida e a propriedade privada, o homem se utiliza de um pacto social para afastar os perigos do estado de natureza e passa para o estado civil. C. Para Hobbes, o estado civil permite que a liberdade do indivíduo seja protegida dos demais por meio da vontade geral, que será representada pelo Estado denominado por ele de Leviatã. D. Para Hobbes, ao passar do estado de natureza para o estado civil, o grupo entrega o poder social para um novo sujeito, que é justamente o Estado, caracterizado por contar com poderes absolutos. E. Para Hobbes, dado que o homem é corrompido pela vida em sociedade, malgrado ter uma boa índole, não há outra alternativa senão entregar todos os seus direitos para o soberano por meio de um contrato social.

Soluções para a tarefa

Respondido por angaatv
11

Resposta:

Marquei letra D

Explicação:

Hobbes destaca que, antes da vida em sociedade, o homem se encontrava em uma fase primitiva, caracterizada pela insegurança e incerteza constantes. No estado de natureza, para ele, haveria uma eterna guerra de todos contra todos, derivada do caráter eminentemente negativo do homem — que não possui uma natureza boa. Assim, com o intuito de preservar a própria vida, o ser humano lança mão de um pacto em que se despoja dos seus direitos em detrimento de segurança. Entretanto, como a transgressão é ínsita ao homem, para garantir o cumprimento do pacto social, o grupo entrega o poder social para um novo sujeito, que é justamente o Estado. Por essa razão, a teoria contratualista de Hobbes justifica, a um só tempo, o surgimento da sociedade organizada (estado civil) e do Estado. Curiosamente, a figura é chamada, por Hobbes, de Leviatã (“metade monstro e metade deus mortal”), ente capaz de garantir a paz e a defesa da vida dos seus súditos (MORAIS; STRECK, 2010, p. 32).

Respondido por angelitaangels
3

Resposta:

D

Explicação:

Para Hobbes, ao passar do estado de natureza para o estado civil, o grupo entrega o poder social para um novo sujeito, que é justamente o Estado, caracterizado por contar com poderes absolutos.

Perguntas interessantes