Sobre o pensamento de Augusto Comte, julgue as afirmações a seguir e depois escolha a alternativa que corresponde ao número de afirmações corretas: I – Para Comte, conhecemos somente aquilo que as ciências no fazem conhecer. Precisamente por isso, o único método de conhecimento científico é o das ciências humanas. II – A estática social estuda as condições de existência comuns a todas as sociedades em todos os tempos. Por isso mesmo, sua lei fundamental é a dos três estados. III – A ordem das ciências é dividida em: Ordem lógica, ordem histórica e ordem pedagógica. IV – Um dos estados da lei dos três estados é o metafísico, onde os fenômenos são explicados através de ações de entes metafísicos, como deuses. V – A estática social é, para Comte, o pressuposto de uma política racional.
a) Apenas uma afirmação está correta.
b) Duas afirmações estão corretas.
c) Três afirmações estão corretas.
d) Quatro afirmações estão corretas.
e) Cinco afirmações estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar que
a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.
b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo.
c) o estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.
d) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.