Sobre o pensamento antropológico de Darcy Ribeiro, na sua obra O Povo Brasileiro, é incorreto afirmar que:
(A) Coube a Darcy Ribeiro mais um olhar formador desse brasileiro. Ao contrário de Sérgio Buarque e Gilberto Freyre, ele tem uma carreira dedicada à Antropologia etnográfica.
(B) Darcy Ribeiro defendia que, para além da formação racial, o Brasil tem matrizes geoculturais: O Brasil Sertanejo, Crioulo, Caipira, Caboclo e Sulino.
(C) A ideia de um Brasil moderno formado por uma macroetnia foi advogada pelo antropólogo Darcy Ribeiro em seu livro O Povo Brasileiro. Segundo o autor, essa seria a síntese de sua “teoria de Brasil”. Nesse livro, ele enfatizou a sua defesa do mulato como símbolo do Brasil.
(D) No vídeo-documentário do citado livro O Povo Brasileiro, publicado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, são apresentadas belíssimas imagens para exemplificar a colcha de retalhos de culturas que, unificadas, formam o Brasil, em uma só identidade nacional resultante da mistura de todas elas.
(E) Em Raízes do Brasil, o antropólogo Darcy Ribeiro lançou um conceito que se tornaria central na história do pensamento sociológico/antropológico brasileiro: o ‘Homem Cordial’.
giselekethey2001:
alguem me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaa
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa B está correta.
Através de um entendimento sobre características básicas do homem e do processo de colonização da nação, vemos que Darcy Ribeiro busca nos orientar sobre o espaço o qual habitamos hoje a importância da nação tendo relação direta com a miscigenação.
Por isso, para ele, somos hoje um conjunto de características que nos fazem um grupo indenitário, diferenciado de outros grupos, e, tendo nossos 3 pilares étnicos começando pelos Índios, depois pelos Portugueses e em terceiro lugar pelos Africanos trazidos para o Brasil.
Perguntas interessantes