Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que: *
1 ponto
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a Africa.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O papel do rio Nilo na estrutura da sociedade no Egito Antigo:
A) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
O historiador grego Heródoto usou a seguinte frase para descrever a relação entre o Egito e o Nilo: "O Egito é uma dádiva do Nilo".
Sobre o papel do Rio Nilo para civilização egípcia podemos afirmar que ele permitia a atividade econômica e era o domínio simbólico dos faraós. ( alternativa a)
O Rio Nilo é de extrema importância para todas as cidades residentes em suas margens, uma vez que ele diversos recursos hídricos, como água, irrigação, pesca entre outros.
Em sua época de cheia, que era bastante regulares, garantia a estabilidade política e econômica, além de ser considerado como o domínio simbólico dos faraós. Após as cheias, a área de estiagem do Nilo fornecia grande quantidade de húmus e adubo natural.
Segundo Heródoto, mais conhecido como o “pai da história” da Grécia, nomeou o Egito como uma dádiva do Nilo, essa citação faz menção à importância do rio para o crescimento e consolidação da sociedade egípcia enquanto sociedade imperial.
Para mais informações, acesse:
Importância do Rio Nilo para o Egito: brainly.com.br/tarefa/10099543