Sobre o papel do Rio Nilo na estruturação da sociedade no egito antigo é correto afirma que
Soluções para a tarefa
Rio Nilo
O Nilo é o maior e mais importante rio do continente africano, sendo considerado também como um dos rios mais extensos do mundo.
“Com 6825 km, o rio Nilo nasce no Lago Vitória, numa zona climática superúmida, mas depois atravessa uma vasta área árida com afluentes intermitentes, em especial os da margem esquerda.” (SILVA, 2013, p. 215)
O Nilo onde nasce é chamado de Nilo Branco, recebendo em sua trajetória até o Egito as águas do Nilo Azul, no Sudão, formando um único rio. Este, por sua vez, tem sua foz no mar Mediterrâneo.
A bacia do rio Nilo é bastante extensa, drenando vários países, além de atravessar o deserto do Saara por cerca de 2 mil km, sendo de extrema relevância para o Sudão e o Egito.
Para o Egito, o Nilo é fonte de sobrevivência, sendo que praticamente 90% da população habita nas margens deste. Não apenas os egípcios, mas toda população ribeirinha depende das cheias do Nilo para o desenvolvimento da prática da agricultura. As cheias acontecem em curtos períodos, mas que encharcam os solos, permitindo que estes permaneçam relativamente férteis mesmo durante os períodos mais secos.