Sobre o papel desempenhado pela mídia nas sociedades de regime democrático, há várias tendências de avaliação com posições distintas. Veja duas delas:
Posição 1
A mídia é encarada como um mecanismo em que grupos ou classes dominantes são capazes de difundir ideias que promovem seus próprios interesses e que servem, assim, para manter o status quo. Dessa forma, os contornos ideológicos da ordem hegemônica são fixados, e se reduzem os espaços de circulação de ideias alternativas e contestadoras.
Posição 2
A mídia vem cumprindo seu papel de guardiã da ética, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os órgãos midiáticos vêm prestando um grande serviço às sociedades, com neutralidade ideológica, com fidelidade à verdade factual, com espírito crítico e com fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste.
Leia o texto a seguir sobre o papel da mídia nas sociedades democráticas da atualidade – exemplo do jornalismo.
Quando os jornalistas são questionados, eles respondem de fato: "nenhuma pressão é feita sobre mim, escrevo o que quero". E isso é verdade. Apenas deveríamos acrescentar que, se eles assumissem posições contrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais. Não se trata de uma regra absoluta, é claro. Eu mesmo sou publicado na mídia norte-americana. Os Estados Unidos não são um país totalitário. [...] Com certo exagero, nos países totalitários, o Estado decide a linha a ser seguida e todos devem-se conformar. As sociedades democráticas funcionam de outra forma: a linha jamais é anunciada como tal; ela é subliminar. Realizamos, de certa forma, uma “lavagem cerebral em liberdade”. Na grande mídia, mesmo os debates mais apaixonados se situam na esfera dos parâmetros implicitamente consentidos – o que mantém na marginalidade muitos pontos de vista contrários.
Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007. Trecho da entrevista com Noam Chomsky.
Sobre o papel desempenhado pela mídia na atualidade, faça, em no mínimo 10 linhas, o que se pede.
a) Escolha, entre as posições 1 e 2, a que apresenta o ponto de vista mais próximo do pensamento de Noam Chomsky e explique a relação entre o texto e a posição escolhida.
b) Apresente uma argumentação coerente para defender seu posicionamento quanto ao fato de a mídia ser ou não livre.
Orientação:
Para defender seu ponto de vista a respeito da proposição feita no item b, elabore uma tese e, então, produza argumentos que a comprovem.
Mínimo de 8 linhas e máximo de 20.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Hey! ✨
É notório que a mídia tem uma função bastante eficaz na nossa vida, a grande questão é que às vezes ela não nós faz tão bem assim.
Em primeiro plano, pode-se citar as redes sociais, onde tudo parece perfeito, mas as críticas são constantes; assédio; ameaças; roubos; e em grande maioria jogos virtuais.
Segundo os exemplos citados, observa-se o caso recente da jovem que morreu na casa de um "amigo" esfaqueada, após recusar sair atirando em todos ao lado dele. Ou até mesmo o jogo que "bombou" anos atrás "A baleia azul".
Conclui-se que a mídia tem fortes influencias na nossa vida, pode ser utilizada para coisas boas, mas quando não usada corretamente, é o mais puro desastre.
Espero ter ajudado! :)
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás