Sobre o papel da motivação nas relações sociais, Reeve (2019) diz que temos necessidade de pertencer a algo. Todos desejam interagir socialmente. Todos querem ter amigos e fazem o que for preciso para iniciar e conservar relações calorosas, próximas e afetuosas com os outros. Logo, esse desejo de ter relações com os indivíduos estende-se também às relações com os grupos, com as organizações e com as comunidades. Em síntese: temos necessidade de relacionamento. Com relação à motivação no desenvolvimento das relações sociais, pode-se afirmar que: I. existem relações de trocas e relações de comunhão, e não existem diferenças significativas entre elas, uma vez que ambas se baseiam nas mesmas regras. II. o processo de internalização tem relação a como uma pessoa se sente emocionalmente conectada e interpessoalmente envolvida com outra pessoa. III. sobre o processo de afiliação, percebe-se que as pessoas que têm maior necessidade desse processo tendem a ser mais sensíveis aos relacionamentos com os outros. Analise as sentenças e assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. A. Apenas II e III. B. Apenas I. C. Apenas I e III. D. Apenas I e II. E. Apenas III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A. Apenas II e III.
Explicação:
A frase 1 é incorreta, pois as relações de trocas são diferentes das relações de comunhão, pois são regras diferentes que as guiam, uma vez que na primeira não existe obrigação de preocupação e de cuidado em relação ao outro e ao seu bem-estar, na segunda existem a preocupação e o cuidado voluntários.
A frase 2 e 3 são corretas, pois, quando se sente emocionalmente conectado e interpessoalmente envolvido com outra pessoa, acredita-se que o outro está verdadeiramente interessado em seu bem-estar, ocorre um grau elevado de internalização e processa-se voluntariamente. Por outro lado, quando uma pessoa se sente emocionalmente distante e interpessoalmente desvinculada do outro, o relacionamento entre ambos é baixo e a internalização dificilmente ocorre. E sim, as pessoas que têm necessidades mais elevadas de afiliação são mais sensíveis aos relacionamentos com os outros. Elas desejam estar próximas dos amigos na maior parte do tempo e sozinhas por menos tempo, comparadas as pessoas que têm menor necessidade de afiliação.