Sobre o neoliberalismo, teoria derivada do liberalismo clássico, leia o texto abaixo:
Soluções para a tarefa
Olá,
Completando o enunciado: A implantação da hegemonia neoliberal no Brasil, ao longo dos anos [19]90, exigiu não só a ascensão ao governo de uma orientação política afinada com os princípios doutrinários do livre-mercado e do antiestatismo, princípios ligados aos interesses do grande capital estrangeiro e nacional, particularmente o de caráter financeiro, mas a realização de uma série de reformas institucionais, muitas delas de caráter constitucional, que redefiniram a ossatura do aparelho de Estado, reforçando seu caráter autocrático-burguês. Tais reformas foram criadas com a finalidade de conter “qualquer componente democrática de controle do movimento do capital” (NETTO, 1993: 81). Ou seja, favorecer a mobilidade do capital diante do Estado e de toda e qualquer forma de controle mediada pela esfera de representação política e não pelo mercado (p. 1).
I. No século XX, o neoliberalismo político-econômico tornou-se hegemônico dentro do moderno cenário globalizado.
Verdadeiro, pois o neoliberalismo político-econômico tornou-se o grande modelo para o mundo globalizado, causando uma relação de interdependência entre os países da economia mundial.
II. O neoliberalismo é uma ideologia político-econômica que nega a luta de classes e as desigualdades sociais, enquanto problemas do Estado, e privilegia a ação do grande capital.
Verdadeiro, já que o neoliberalismo é uma ideologia político-econômica prega que o emprego é o maior programa social, capaz de eliminar quaisquer eventuais desigualdades, através da renda e educação.
III. A visão neoliberal de comércio prega a doutrina do chamado “Estado máximo”.
Falso, pois o neoliberalismo prega o contrário, que é o Estado Mínimo, onde haja a livre concorrência no mercado, possibilitando que novos negócios surjam e isso movimente a economia.
São verdadeiras I e II, apenas.
Abraços!