Sobre o Movimento Republicano: o ideal republicano já era antigo nas lutas brasileiras. A Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Confederação do Equador, a Guerra dos Farrapos e a Revolução Praieira, entre outras rebeliões, já defendiam ideias republicanas como um de seus fundamentos. A partir de meados do século XIX, o republicanismo cresceu por toda a nação, principalmente, após o Manifesto Republicano de 1870, publicado pelo jornal A República na capital, Rio de Janeiro. A data do manifesto coincidiu com o final da Guerra do Paraguai, que expôs fragilidades do regime imperial, além de deixar a nação política e economicamente fragilizada.
Sobre a influência do Movimento Republicano e sua influência na queda do Império Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Ganhou amplo apoio após a Guerra do Paraguai.
B) Possuía membros tanto entre profissionais liberais e elementos das camadas médias quanto da oligarquia cafeeira.
C) Para os cafeicultores paulistas o apoio à república significava a defesa do princípio federativo por meio do qual o centralismo seria substituído pela autonomia dos estados-membros (províncias na época).
D) Outro motivo que favorecia o republicanismo era a questão da abolição da escravidão, pois todos os seus membros não viam com bons olhos o fim do uso da mão de obra negra escrava.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
D
Explicação:
Outro motivo que favorecia o republicanismo era a questão da abolição da escravidão, pois todos os seus membros não viam com bons olhos o fim do uso da mão de obra negra escrava.
Perguntas interessantes