História, perguntado por mariaclaraoliveira09, 9 meses atrás

Sobre o movimento do republicanismo e do abolicionismo, indique a alternativa correta. *

a) A Abolição da Escravatura e o republicanismo no Brasil foram movimentos que caminharam associados, pois estiveram inspirados no Positivismo.
b) O movimento republicano no Brasil, na década de 1870, esteve dissociado da luta abolicionista, porque republicanos e abolicionistas pertenciam a classes sociais divergentes.
c) O movimento abolicionista e o movimento republicano não caminharam associados, pois o primeiro tinha grande apoio do monarca, a ponto de a Lei Áurea ter sido assinada pela Princesa Isabel.
d) O movimento republicano só ganhou força após a abolição, pois significativas parcelas da classe dominante republicana eram proprietárias de escravos e não apoiavam a luta abolicionista.
e) O movimento republicano deu um grande impulso ao movimento abolicionista, como já havia ocorrido em outros países da América do Sul, em que a República acarretou o fim da escravidão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ivetemelo032
70

Resposta:

resposta D com certeza


mariaclaraoliveira09: muito obrigada, ajudou d+
ivetemelo032: de nada
Respondido por dbrclx
13

O movimento republicano teve uma relação direta com o abolicionismo, pois fora desencadeado por ele. Desta forma, a alternativa correta é a letra:

  • d) O movimento republicano só ganhou força após a abolição, pois significativas parcelas da classe dominante republicana eram proprietárias de escravos e não apoiavam a luta abolicionista.

O que ocorria dentro do movimento republicano era uma espécie de postergação da abolição da escravatura, isso porque boa parte dos republicanos tinham escravos e a abolição atrapalharia os seus negócios e interesses próprios.

Assim, com a consolidação da abolição da escravatura o movimento republicano finalmente logrou êxito e ganhou força, pois esse era um empecilho que segurava todo o debate.

Aprenda mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/20309487

Anexos:
Perguntas interessantes